Eixo 3 ‚Äď Pesquisa em Educa√ß√£o Matem√°tica

  Comunicação Científica

N¬ļ

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

PROBLEMAS DE DIVIS√ÉO ENVOLVENDO O SISTEMA MONET√ĀRIO: DESAFIO PARA ALUNOS DO 3¬ļ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE AINDA N√ÉO CONHECEM O ALGORITMO.

 

 

AZZOLIN-SOUSA, A.C. e AGRANIONIH, N. T.

 

 

02

 

¬†A EDUCA√á√ÉO MATEM√ĀTICA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS

 

 

Amanda Denes,¬†Andrieli Tais Hahn Rodrigues e¬†R√ļbia Emmel

 

 

03

 

O PNAIC - MATEM√ĀTICA NA FORMA√á√ÉO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNIC√ćPIO DE S√ÉO BORJA-RS

 

 

Ana Paula Uflacker Toja e Ricardo Fajardo 

 

 

 

04

 

ORGANIZA√á√ÉO DO ENSINO DE MATEM√ĀTICA: O JOGO COMO DESENCADEADOR DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

 

 

Carine Daiana Binsfeld, Halana Garcez Borowsky e Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

 

 

 

 

05

 

HABILIDADES MATEM√ĀTICAS PRIORIZADAS NA AVALIA√á√ÉO DA EDUCA√á√ÉO INFANTIL

 

 

Crislaine de Anunciação Roveda 

 

 

06

 

A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A TECNOLOGIA
NO ENSINO DAS OPERA√á√ēES B√ĀSICAS MATEM√ĀTICAS ATRAV√ČS DE UM
JOGO COMPUTACIONAL

 

 

Cristiane da Silva Stamberg,¬†Anderson Daniel Stochero,¬†Samuel M√ľller Forrati e¬†Andr√©a Pereira

 

 

07

 

MODELAGEM MATEM√ĀTICA: PERSPECTIVA SOBRE O PERFIL DOS DOADORES DE SANGUE NO BRASIL

 

 

Elisandro Rafael Baumgarten, Deborah Andrea Hunhoff Neis e Cátia Luana Bullmann

 

 

 

08

 

A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL:
UMA ALTERNATIVA DID√ĀTICA PARA A EDUCA√á√ÉO MATEM√ĀTICA

 

 

Leonardo Caumo Biasotto, Camila Faligurski Fim e Rosana Maria Luvezute Kripka 

 

 

09

 

SABERES MATEM√ĀTICOS PRESENTES NOS BOLETINS DO CPOE/RS:
RECORTE DE UMA PUBLICAÇÃO DE 1954

 

 

Leonardo Thomaz Sauter, Kristine Sheila Schuster e Maria Cecilia Bueno Fischer 

 

 

10

 

A INFLU√äNCIA DAS CREN√áAS SOBRE OS MODOS DE ENSINAR MATEM√ĀTICA NOS ANOS INICIAIS

 

 

Luana Leal Alves e Antonio Mauricio Medeiros Alves

 

 

11

 

MODELAGEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO
MATEM√ĀTICA: POSICIONAMENTOS EM RELA√á√ÉO √Ä EDUCA√á√ÉO
MATEM√ĀTICA

 

 

Lucas Leite Guerra e Morgana Scheller 

 

 

12

 

A APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES A PARTIR DO
DESENVOLVIMENTO DE A√á√ēES SOBRE VOLUME E CAPACIDADE

 

 

Maiara Luisa Klein, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes e Simone Pozebon 

 

 

13

 

A REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (1939-1942): UM
MEIO DE DIVULGAÇÃO DAS IDEIAS DO ESCOLANOVISMO

 

 

¬†Makele Ver√īnica Heidt

 

 

14

 

PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DOCUMENTAIS DE DUAS ESCOLAS DE
PELOTAS

 

 

Makele Ver√īnica Heidt

 

 

15

 

A MATEM√ĀTICA PRATICADA EM ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS¬†GA√öCHAS E REVELADA EM CADERNOS ESCOLARES DA PRIMEIRA METADE¬†DO S√ČCULO XX

 

 

Malcus Cassiano Kuhn

 

 

16

 

EDUCA√á√ÉO MATEM√ĀTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE DIFICULDADES DOS ALUNOS

 

 

Patricia Machado Durgante

 

 

17

 

UMA PROPOSTA PARA A COMPREENS√ÉO DA FUN√á√ÉO AFIM A PARTIR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTA√á√ÉO SEMI√ďTICA

 

 

Patrícia Pujol Goulart Carpes e Graziela Carrazzoni dos Santos

 

 

18

 

MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O ENFOQUE ONTOSEMI√ďTICO: IMPLICA√á√ēES E CONTRIBUI√á√ēES

 

 

Patrícia Pujol Goulart Carpes, Aline Grohe Schimer Pigatto e Eleni Bisognin

 

 

19

 

ENGENHARIA DID√ĀTICA NA UFMS: UM BALAN√áO DAS DISSERTA√á√ēES DEFENDIDAS AT√Č 2011 NO PROGRAMA DE P√ďS-GRADUA√á√ÉO EM EDUCA√á√ÉO MATEM√ĀTICA

 

 

Rafael Nobre da Silva e Thiago Pedro Pinto

 

 

20

 

AS FUN√á√ēES COGNITIVAS DE ATEN√á√ÉO E MEM√ďRIA ESTIMULADAS PELOS
JOGOS DIGITAIS ONLINE DE MATEM√ĀTICA

 

 

Sindia Liliane Demartini da Silva e Nilce Fátima Scheffer 

 

 

21

 

O ENSINO DE C√ĀLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SOB A √ďPTICA DA
TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

 

 

Tailon Thiele e Eliane Miotto Kamphorst

 

 

22

 

O ENSINO DE C√ĀLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SOB UM OLHAR DA
TEORIA DA TRANSPOSI√á√ÉO DID√ĀTICA

 

Tailon Thiele e Eliane Miotto Kamphorst 

 

 

 

23

 

RESOLU√á√ÉO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PROBABILIDADES POR ALUNOS DO ENSINO M√ČDIO

 

Vania do Rocio Bruns Jardim e Neila Tonin Agranionih

 

 

 

24

 

DIENES E OS CONCEITOS TOPOL√ďGICOS: UM PRIMEIRO OLHAR PARA O¬†LIVRO EXPLORA√á√ÉO DO ESPA√áO E PR√ĀTICA DA MEDI√á√ÉO

 

 

Yasmin Barbosa Cavalheiro 

 

 

25

 

ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUA√á√ēES DE SEGUNDO GRAU COM¬†√äNFASE NA IMPORT√āNCIA DA APLICABILIDADE DA F√ďRMULA DE¬†BH√ĀSKARA

 

 

 Rafael Ferreira Dalmolin, Julia Dammann e Nelson Conte 

 

 

26

 

GENEALOGIA E EDUCA√á√ÉO MENOR: UMA POSSIBILIDADE PARA PENSAR A MATEM√ĀTICA ESCOLAR

 

 

Tiago Vargas da Silva

 

 

27

 

APRENDIZAGEM MATEM√ĀTICA SIGNIFICATIVA

 

Teresinha Aparecida Faccio Padilha, Marco Antonio Moreira

 

 

 

28

 

O ESTADO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA PARA AN√ĀLISE DE¬†DISSERTA√á√ēES SOBRE A IMPORT√āNCIA DA EDUCA√á√ÉO FINANCEIRA NO ENSINO¬†DE MATEM√ĀTICA

 

 

MARCOS JOS√Č TRALDI,¬†CINTIA APARECIDA BENTO DOS SANTOS¬†

 

 

29

 

APRESENTAÇÃO DA DESCRIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O
ENSINO FUNDAMENTAL: FUN√á√ÉO DE 1¬ļ GRAU

 

 

Tauana Bianchetti, Neiva Ignês Grando 

  

 

 

 

30

 

 

MUNDOS MATEM√ĀTICOS: ESTUDOS INICIAIS DE UMA PROPOSTA PARA¬†ANALISAR AS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE¬†MATEM√ĀTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VI√áOSA

 

 

Edilaine Silva Arcanjo, Caroline Mendes dos Passos

 

 

31

 

POR QUE ENSINAR MATEM√ĀTICA COM APLICA√á√ēES?

 

Luis Felipe Tatsch Schmidt

 

 

 

P√īster

N¬ļ

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

INVARIANTES OPERAT√ďRIOS PARA UMA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR

 

 

Fabiane de Lima Righi e Maria Cecília Pereira Santarosa

 

 

02

 

¬†ANALISANDO INFORMA√á√ēES SOBRE N√öMEROS IRRACIONAIS EM SITES ESPECIALIZADOS EM CONTE√öDOS MATEM√ĀTICOS

 

 

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado

 

 

03

 

ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUN√á√ÉO NO 1¬ļ ANO DO ENSINO M√ČDIO

 

 

Iasmim Martins Noro e Gabriela Fontana Gabbi

 

 

 

 Relato de Experiência

N¬ļ

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

‚ÄúPOLIEDROS DE PLAT√ÉO‚ÄĚ: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA COM USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

 

 

Cristian Martins da Silva, Izar Baptista Roani, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora e Tanísia de Carli Foletto

 

 

02

 

A HIST√ďRIA ORAL NA PESQUISA EM EDUCA√á√ÉO MATEM√ĀTICA: A
EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS DO OESTE CATARINENSE

 

 

Lidiane Tania Ronsoni Maier e Adriana Richit

 

 

 

03

 

O USO DE JOGOS E TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE AUX√ćLIO NA CONSTRU√á√ÉO DO CONHECIMENTO MATEM√ĀTICO

 

Luciane Lawall Arnemann, Andressa de Lima Goulart, Eduarda Warmbier, Lara Cansi de Moraes, Elizangela Weber, Julhane Alice Thomas Schulz e Lucilaine Goin Abitante

 

 



 

04

 

A APLICA√á√ÉO DE JOGOS NA EDUCA√á√ÉO MATEM√ĀTICA: FOCO TRANSFORMADOR DO PROCESSO DE ABSTRA√á√ÉO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE

 

 

Marcos Vinicius Pereira Ribeiro, Veronice Maria Kawalek e Leandro Turmena

 

 

 

05

 

CONTRIBUI√á√ēES DA I FEIRA REGIONAL DE MATEM√ĀTICA DO RIO GRANDE DO SUL NA EDUCA√á√ÉO MATEM√ĀTICA REGIONAL

 

 

Nadine Friedrich Noviski, Peterson Cleyton Avi, Caroline dos Santos e Emanueli Bandeira Avi