Eixo 2 ‚Äď Forma√ß√£o e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matem√°tica

  Comunicação Científica

N¬ļ

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

O ENSINO DE GEOMETRIA E A TEORIA DE VAN HIELE: ASPECTOS ESSENCIAIS PARA UMA ABORDAGEM EDUCATIVA

 

 

Miriam Ferrazza Heck

 

 

02

 

¬†COMUNIDADES DE PR√ĀTICA E A FORMA√á√ÉO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA AS PRODU√á√ēES DOS PROGRAMAS DE P√ďS-GRADUA√á√ÉO NA √ĀREA DE ENSINO

 

 

 Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia e Greice Scremin

 

 

03

 

FORMA√á√ÉO DE PROFESSORES, USO DE INTERNET E UMA PR√ĀTICA PEDAG√ďGICA INTERDISCIPLINAR: ‚ÄúA RUA ONDE EU MORO‚Ä̬†¬†

 

 

Ivanete Fátima Blauth e Suely Scherer 

 

 

 

04

 

DISCUTINDO CEN√ĀRIOS PARA INVESTIGA√á√ÉO NA FORMA√á√ÉO DE PROFESSORES DE MATEM√ĀTICA¬†

 

 

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado e Márcia Souza da Fonseca

 

 

 

 

05

 

PRINC√ćPIOS PARA A√á√ēES DE FORMA√á√ÉO DE PROFESSORES PARA UMA ABORDAGEM
INVESTIGATIVA EM AULAS DE MATEM√ĀTICA

 

 

Denise Knorst da Silva

 

 

06

 

PERSPECTIVA DA ESTAT√ćSTICA COMO ELEMENTO NORTEADOR
DO TRABALHO COM CONCEITOS MATEM√ĀTICOS NOS ANOS
INICIAIS

 

 

Daiani Finatto Bianchini e Cátia Maria Nehring

 

 

07

 

ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO: O TRABALHO DO PROFESSOR

 

 

 

Cíntia Fogliatto Kronbauer e Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

 

 

 

P√īster

N¬ļ

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

NOSSO PERCURSO FORMATIVO: DI√ĀLOGOS EXPERIENCIADOS ENTRE O
PIBID E ALGUMAS DISCIPLINAS DA LICENCIATURA EM MATEM√ĀTICA

 

 

Janice Maria Rupolo Iapp, Izabel Cristina da Silva e Vera Cristina de Quadros

 

 

02

 

¬†UMA AN√ĀLISE DE COMO √Č ABORDADA A INTERDISCIPLINARIDADE NOS CADERNOS DE FORMA√á√ÉO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO M√ČDIO

 

Jiane Niemeyer e Liane Teresinha Wendling Roos

 

 

 

03

 

ENTRE AS OLIMP√ćADAS DE MATEM√ĀTICA E A FORMA√á√ÉO SUPERIOR INTERDISCIPLINAR

 

 

Patrícia Lima da Silva e Rene Baltazar

 

 

 Relato de Experiência

N¬ļ

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

CONSTRU√á√ÉO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEM√ĀTICA

 

 

Alessandra Cristina R√ľedell,¬†Camila Faligurski Fim,¬†Gisele Ta√≠s Piovesan e¬†Milene Giaretta

 

 

02

 

¬†METODOLOGIAS DIFERENCIADAS: UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR MATEM√ĀTICA

 

¬†Amanda Denise Nogueira Machado,¬†Magda Neves da Silva,¬†Silvia Machado e¬†Lorens E. Buriol Sigue√Īas

 

 

 

 

03

 

RELAT√ďRIO DE EST√ĀGIO DE OBSERVA√á√ÉO DO ENSINO M√ČDIO NAS AULAS DE MATEM√ĀTICA

 

 

Andreza Cavalheiro da Costa, Elizandra Izidro dos Santos e Siomara Cristina Broch

 



 

04

 

FORMA√á√ÉO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEM√ĀTICA E UMA EXPERI√äNCIA ENVOLVENDO MATERIAL DE CUISENAIRE

 

 

Danusa de Lara Bonotto e Izabel Gioveli

 

 

 

05

 

A PR√ĀTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA TRAJET√ďRIA HIPOT√ČTICA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

 

Elisandro Rafael Baumgarten e Cátia Luana Bullmann

 

 

06

 

PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E MUNIC√ćPIO - GRUPO COLABORATIVO
DE ESTUDOS DE MATEM√ĀTICA

 

 

 Fabiana Caldeira Damasco, Maria Cristina Vieira Cavalcanti e Rosana Soares Pinheiro

 

 

07

 

INVESTIGANDO A APRENDIZAGEM MATEM√ĀTICA DE ESTUDANTES PARA QUALIFICAR A APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMA√á√ÉO INICIAL

 

Gelson Berlatto Moreira, Maurício Ramos Sgarbi, Tamara Slavieiro e Sandra Mara Marasini

 

 

 

 

08

 

FORMA√á√ÉO CONTINUADA EM MATEM√ĀTICA PARA PROFESSORES DOS¬†ANOS INICIAIS DE BOM RETIRO DO SUL/RS

 

 

Malcus Cassiano Kuhn 

 

 

09

 

AN√ĀLISE DE EXCERTOS DE OBSERVA√á√ēES DE AULA EM EST√ĀGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Mariele Josiane Fuchs e Cláudia Maria Costa Nunes

 

 

10

 

POSSIBILIDADES DO SCRATCH PARA PROFESSORES
DA EDUCA√á√ÉO B√ĀSICA

 

 

Marluce Albring Coutinho e Natali Brandt

 

 

 

11

 

OFICINAS DE FORMA√á√ÉO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS¬†INICIAIS: EXPLORANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO RECURSO ID√ĀTICO NO ENSINO DE MATEM√ĀTICA

 

 

Robson Luiz Dal Ponte, Romildo Pereira da Cruz, Maria Madalena Dullius e Marli Teresinha Quartieri 

 

 

 

12

 

EVENTO EDUCACIONAL ASKMATH1 E AS APRENDIZAGENS DA DOC√äNCIA¬†DOS ACAD√äMICOS BOLSISTAS DO PIBID MATEM√ĀTICA

 

Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff e Eduardo Henrique Banaczewski 

 

 

 

13

 

CONCEP√á√ēES DE LICENCIANDOS EM MATEM√ĀTICA
SOBRE TRANSLAÇÃO

 

Sandra Aparecida Fraga da Silva e Sabrine Costa Oliveira 

 

 

 

14

 

UMA PR√ĀTICA TRANSDISCIPLINAR POR MEIO DE UM JOGO DE REALIDADE¬†PARALELA

 

Valéria Belissa Pasuch e Flaviane Predebon Titon 

 

 

 

15

 

APRENDIZAGEM MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM PROJETO FORMATIVO NO PIBID

 

Vera Cristina de Quadros e Maria Elizabete Rambo Kochhann 

 

 

 

16

 

A√á√ēES DO SUBPROJETO MATEM√ĀTICA DO PIBID/ULBRA:
RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

 

Rafael Garrido da Silva e Gilson de Vargas Ribeiro