Eixo 4 ‚Äď Pr√°ticas e Interven√ß√Ķes na Educa√ß√£o B√°sica e Superior

  Comunicação Científica

N¬ļ

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

O ERRO NA PERSPECTIVA DO JOGO: SUPERANDO LACUNAS DE APRENDIZAGEM

 

 

Alessandra Natália dos Passos e Suelen Maggioni Eltz

 

 

02

 

¬†INVESTIGA√á√ÉO DA TEM√ĀTICA EDUCA√á√ÉO FINANCEIRA NO ENSINO M√ČDIO CONSTANTE NA LEGISLA√á√ÉO BRASILEIRA

 

 

Alexandre Menezes Veiga e Clarissa de Assis Olgin

 

 

03

 

O CONCEITO N√öMERO RACIONAL NA REPRESENTA√á√ÉO FRACION√ĀRIA E SEUS SIGNIFICADOS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO 6¬ļANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Aline Schwade e Isabel Koltermann Battisti

 

 

 

04

 

RESOLU√á√ÉO DE PROBLEMAS MATEM√ĀTICOS POR MEIO DE PR√ĀTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA

 

 

Ana Paula Krein M√ľller,¬†Silvana Neumann Martins e¬†Geovana Luiza Kliemann

 

 

 

 

05

 

TOMADA DE DECIS√ÉO: ARGUMENTA√á√ēES DE LICENCIANDOS EM MATEM√ĀTICA DIANTE DE SITUA√á√ēES ECON√ĒMICAS E FINANCEIRAS

 

 

Angela Joanella Cardoso Rocha e Rita de Cássia Pistóia Mariani

 

 

06

 

EDUCA√á√ÉO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCA√á√ÉO MATEM√ĀTICA CR√ćTICA

 

 

Carolina Rodrigues Dias e Clarissa de Assis Olgin

 

 

07

 

ENSINO ATRAV√ČS DA RESOLU√á√ÉO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA APRENDER MATEM√ĀTICA DE FORMA DIFERENCIADA

 

Geovana Luiza Kliemann, Maria Madalena Dullius e Ana Paula Krein Muller

 

 

 

08

 

PIBID MATEM√ĀTICA: CONTRIBUI√á√ēES NO PROCESSO
ENSINO/APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

 

 

Jader Leonardo Rodrigues Della Flora e Siomara Cristina Broch

 

 

09

 

O TRABALHO DOCENTE NA MODALIDADE EAD: PERSPECTIVAS SOBRE O
PROCESSO EDUCATIVO COM A MATEM√ĀTICA

 

 

Lucilaine Goin Abitante, Mariele Josiane Fuchs e Elizangela Weber 

 

 

10

 

OS PADR√ēES NA FORMA√á√ÉO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEM√ĀTICA:¬†ALGUMAS CONSIDERA√á√ēES

 

 

Luis Sebastião Barbosa Bemme, Eleni Bisognin e Vanilde Bisognin

 

 

11

 

A GINCANA DA MULTIPLICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

 

 

Natália Silveira Pahim, Sonia Regina Prado de Medeiros, Lozicler Maria Moro dos Santos e Karla Jaqueline Souza Tatsch

 

 

12

 

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO ARTICULADORES DO RACIOC√ćNIO L√ďGICO E DOS JOGOS MATEM√ĀTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Paula Isabel Ludwig e Lucas Vanini 

 

 

13

 

PROCEDIMENTO PARA A ELABORA√á√ÉO DE PROGRAMAS ENVOLVENDO M√ČTODOS NUM√ČRICOS PARA REFINAR RA√ćZES DE FUN√á√ēES

 

 

Eduardo Henrique Banaczewski, Eliani Retzlaff e Rosangela Ferreira Prestes

 

 

14

 

RESOLU√á√ÉO DE PROBLEMAS UTILIZANDO DIFERENTES ESTRAT√ČGIAS

 

 

Ana Paula Krein M√ľller,¬†Silvana Neumann Martins

 

 

 

15

 

O ENSINO DA MATEM√ĀTICA CONTEXTUALIZADO NA REALIDADE DO ALUNO DO CAMPO

 

 

Marcos Rodrigo Gomes

 

 

 Minicurso

N¬ļ

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

TRABALHANDO GEOMETRIA COM ORIGAMI E MANDALA

 

Eliana Walker, Maicon Quevedo Fontela e Natiele Dornelles Fontoura

 

 

 

02

 

JOGOS DE RACIOC√ćNIO L√ďGICO ‚Äď CRIANDO ESTRAT√ČGIAS PARA APLICAR CONHECIMENTOS MATEM√ĀTICOS

 

 

Elis√Ęngela Fouchy Schons,¬†Magda Neves da Silva e¬†Nat√°lia Alessandra Kegler

 

 

P√īster

N¬ļ

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

A TEORIA DA ATIVIDADE E A ENCULTURA√á√ÉO MATEM√ĀTICA COM OS ALUNOS DO IFMG EM TERRAS PLAT√ĒNICAS

 

 

Natália Caroline Mendes e Marli Duffles Donato Moreira

 

 

02

 

¬†CAMINHO MATEM√ĀTICO: INTERVEN√á√ēES DO PIBID MATEM√ĀTICA NA ESCOLA

 

 

Géssica dos Santos, Camila Faligurski Fim, Gabriela Carollo, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz, Vanessa Oliveira Costa e Luiz Henrique Ferraz Pereira

 

 

 

03

 

O TRABALHO INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE PR√ĀTICAS PERTINENTES A FORMA√á√ÉO DO PROFESSOR

 

 

Andrei Luís Berres Hartmann, Camila Porto Giacomelli e Liane Teresinha Wendling Roos

 

 

 

04

 

MATEM√ĀTICA E BIOLOGIA: UMA POSS√ćVEL INTERDISCIPLINARIDADE

 

 

Ademir Basso

 

 

 Relato de Experiência

N¬ļ

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

HIST√ďRIAS EM QUADRINHOS COMO FORMA DE AVALIA√á√ÉO EM MATEM√ĀTICA

 

 

Ademir Basso

 

 

02

 

AVALIA√á√ÉO MATEM√ĀTICA NA REALIDADE: O COTIDIANO COMO BASE

 

 

Ademir Basso

 

 

03

 

M√öLTIPLAS AVALIA√á√ēES EM MATEM√ĀTICA PARA M√öLTIPLAS INTELIG√äNCIAS

 

Ademir Basso

 



 

04

 

AVALIA√á√ÉO EM MATEM√ĀTICA: DI√ĀRIOS REFLEXIVOS

 

 

Ademir Basso

 

 

 

05

 

MATEM√ĀTICA & QU√ćMICA:¬†UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO DE MATEM√ĀTICA ENTRELA√áADA COM A QU√ćMICA

 

Adriane Liscano Janisch e Karin Ritter Jelinek

 

 

 

06

 

O USO DA PLATAFORMA KHANACADEMY NO ESTUDO DA MATEM√ĀTICA B√ĀSICA NO ENSINO M√ČDIO

 

 

Aline Reissuy de Moraes

 

 

07

 

A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA REGRA DE
TRÊS

 

 

Alisson Furquim Salbego, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz e Nathalia da Rosa Lopes 

 

 

08

 

A DIVISÃO EM UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM: O PRESENTE PARA A CHAPELEIRA MALUCA

 

 

Ana Luiza Golin, Rochele Ribas de Oliveira e Thanize Bortolini Scalabrin

 

 

09

 

"OS FILHOTES DO VOV√Ē CORUJA": TRABALHO COM N√öMERO E
REPRESENTA√á√ēES NUM√ČRICAS NA ALFABETIZA√á√ÉO MATEM√ĀTICA

 

 

Ana Valeria Abbeg e Neila Tonin Agranionih 

 

 

10

 

IMPORT√āNCIA DOS JOGOS DID√ĀTICOS PARA O ENSINO DE MATEM√ĀTICA

 

Anderson Minosso, Rosangela Bautitz da Silva e Suzamara Bautitz

 

 

 

11

 

AN√ĀLISE COMBINAT√ďRIA NA PERSPECTIVA DA UTILIZA√á√ÉO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

 

 

Andr√©ia Elisa Hahn,¬†Eliani Retzlaff e¬†Ros√Ęngela Ferreira Prestes

 

 

12

 

REFLEX√ēES DA PR√ĀTICA DOCENTE: A PESQUISA-A√á√ÉO, A EDUCA√á√ÉO MATEM√ĀTICA E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Andrieli Tais Hahn Rodrigues,¬†Amanda Denes e¬†R√ļbia Emmel

 

 

13

 

UMA EXPERI√äNCIA DE ENCULTURA√á√ÉO MATEM√ĀTICA NA EDUCA√á√ÉO DE JOVENS E ADULTOS

 

 

Bruna da Silva Ferreira e Marli Duffles Donato Moreira

 

 

14

 

O ENSINO DA MATEM√ĀTICA A PARTIR DO USO DE RESURSOS DA TECNOLOGIA

 

 

Bruna Maiqueli Epple, Isabel Koltermann Battisti

 

 

15

 

PROJETO INTERDISCIPLINAR ANIMA√á√ÉO DID√ĀTICA: EXPERI√äNCIAS E POSSIBILIDADES PEDAG√ďGICAS PARA O ENSINO DA MATEM√ĀTICA NO ENSINO T√ČCNICO INTEGRADO AO ENSINO M√ČDIO.

 

 

Bruno Santos Nascimento e Rodrigo da Silva Ferreira

 

 

16

 

PROGRAMA PIBID/MATEM√ĀTICA: UMA PROPOSTA PARA OFICINAS DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Camila Faligurski Fim, Carla Milena Spielmann, Daniel Francisco Nichele, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz e Luiz Henrique Ferraz Pereira

 

 

17

 

UM ESTUDO SOBRE A DIVISÃO POR ZERO

 

 

Carolina Ferreira da Silva, Thalia Leiria Pinto, Tanara da Silva Dicetti e Marcia Viaro Flores

 

 

18

 

O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAV√ČS DO LABORAT√ďRIO DE MATEM√ĀTICA

 

Adrieli Rejane Daronch,¬†Claudiane Raquel Feltes,¬†Jaqueline Simon,¬†Mauricio Ramos Sgarbi,¬†P√Ęmela Ceolin Pinto e¬†Rosi Portela

 

 

 

19

 

OFICINA DE GEOMETRIA PLANA COM ALUNOS SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

Claudiane Raquel Feltes, Pethry Augustinho Teixeira, Nathiele Braiz Cecchin e Mariane Giaretta

 

 

 

20

 

UMA PROPOSTA DID√ĀTICA PARA O ENSINO DE N√öMEROS DECIMAIS NO 5¬ļ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Cristiana Monique Feltes e Cassiano Scott Puhl

 

 

21

 

INTERVEN√á√ēES POSS√ćVEIS NO ENSINO M√ČDIO: A MATEM√ĀTICA ENSINADA
DE DIFERENTES MANEIRAS

 

 

 Cristiane da Silva Stamberg e Dayane Flores

 

 

22

 

UTILIZANDO APLICATIVOS PARA A MATEM√ĀTICA ATRAV√ČS DA¬†PLATAFORMA APP INVENTOR

 

 

Cristiane da Silva Stamberg e  Dayane Flores

 

 

23

 

MEIO AMBIENTE E TRANSVERSALIDADE NA MATEM√ĀTICA: PR√ĀTICAS PEDAG√ďGICAS PARA A EDUCA√á√ÉO AMBIENTAL

 

 

Daniana de Costa e Edilson Pontarolo

 

 

24

 

O ESTUDO DE SITUA√á√ēES GEOM√ČTRICAS E SUA REPRESENTA√á√ÉO ALG√ČBRICA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA

 

 

Débora Bussolotto, Diogo Israel Schwanck e Márcia Notare

 

 

25

 

UMA AN√ĀLISE DAS VARIA√á√ēES DO GR√ĀFICO DE UMA FUN√á√ÉO QUADR√ĀTICA COM A UTILIZA√á√ÉO DO ALGEO

 

 

Dênis Sidinei Rossi e Roberto Preussler

 

 

26

 

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE √ĀREA DE POL√ćGONO

 

 

Eduarda Warmbier, Luciane Lawall Arnemann, Julhane Alice Thomas Schulz e Lucilaine Goin Abitante

 

 

 

27

 

PROJETO: CONSTRUINDO UM LABORAT√ďRIO DE ENSINO DA MATEM√ĀTICA

 

Emanoel Noé Machado Assmann, Magda Neves da Silva, Elisangela Fouchy Schons e Natália Alessandra Kegler

 

 

 

28

 

SEMANA DO EULER: UMA EXPERI√äNCIA NO PIBID/MATEM√ĀTICA

 

Felipe de Azevedo Maciel e Marli Duffles Donato Moreira

 

 

 

29

 

GEOMETRIA DAS TRANSFORMA√á√ÉO: UM ESTUDO DAS SIMETRIAS DE¬†REFLEX√ÉO, TRANSLA√á√ÉO E ROTA√á√ÉO NA EDUCA√á√ÉO B√ĀSICA

 

 

Gabriel Prates Brener, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz e Nathalia da Rosa Lopes

 

 

 

30

 

A COMBINAÇÃO DE ELEMENTOS NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PROBLEMA DAS ROUPAS DA CHAPEUZINHO

 

 

Iasmim Martins Noro, Gabriela Fontana Gabbi e Carine Daiana Binsfeld

 

 

31

 

MAPA CONCEITUAL DO TRI√āNGULO RET√āNGULO: UMA EXPERI√äNCIA DO¬†LABORAT√ďRIO DE GEOMETRIA PARA O ENSINO DA MATEM√ĀTICA

 

Jéferson de Lima Vieira, Pethry Agustinho Teixeira, Josieli Duranti, Betine Diehl Setti e Maria de Fatima Baptista Betencourt

 

 

 

32

 

EDUCA√á√ÉO MATEM√ĀTICA E TECNOLOGIAS: ESTUDOS TE√ďRICOS E EXPERI√äNCIAS PR√ĀTICAS NA EXTENS√ÉO UNIVERSIT√ĀRIA

 

Jéferson de Lima Vieira, Rafael Andrioli da Rosa, Henrique Schons Assumpção, Pethry Agustinho Teixeira, Eliamar Ceresoli Rizzon e Maria de Fátima Baptista Betencourt

 

 

 

33

 

O USO DE TRUQUES ‚ÄúMATEM√ĀGICOS‚ÄĚ NO ENSINO DE MATEM√ĀTICA

 

Jenifer Laís de Lara e Ricardo Fajardo

 

 

 

34

 

A INFLU√äNCIA DA MEMORIZA√á√ÉO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEM√ĀTICOS

 

Jeverton Iedo Dörr, Marcelo Marcelo Eder Lamb e Morgani Mumbach 

 

 

 

35

 

MATEM√ĀTICA E EMBALAGENS: INTEGRANDO CONHECIMENTOS EM¬†CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL

 

 

José Ricardo Ledur, Dênis Carrard Ledur e Arrigo Fontana 

 

 

36

 

MEDIDAS E SA√öDE: CONECTANDO MATEM√ĀTICA E CI√äNCIAS

 

 

José Ricardo Ledur, Arrigo Fontana e Dênis Carrard Ledur

 

 

37

 

EXPERI√äNCIA DE INVESTIGA√á√ēES MATEM√ĀTICAS PARA A
GENERALIZA√á√ÉO DO TEOREMA DE PIT√ĀGORAS

 

 Josieli Duranti, Claudiane Raquel Feltes, Adrieli Rejane Daronch, Betine Diehl Setti e Maria de Fatima Baptista Betencourt

 

 

 

38

 

RESOLU√á√ÉO DE PROBLEMAS DE MATEM√ĀTICA NO CURSO T√ČCNICO EM AGROPECU√ĀRIA DO IFC ‚Äď CAMPUS SANTA ROSA DO SUL

 

 

Julian da Silva Lima, Cassiano Scott Puhl e Neiva Ignês Grando

 

 

39

 

IMPLEMENTA√á√ÉO DO LABORAT√ďRIO DE ENSINO DE MATEM√ĀTICA NO COL√ČGIO MARISTA MEDIANEIRA

 

 

Juliane Carla Berlanda

 

 

40

 

MATEM√ĀTICA X FORMA√á√ÉO CIDAD√É: MOBILIANDO UMA CASA...

 

Keith Gabriella Flenik Morais,¬†Tiago Augusto Skroch de Almeida e¬†Angelita Minetto Ara√ļjo

 

 

 

41

 

TESTE DA EFIC√ĀCIA DOS JOGOS MATEM√ĀTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM

 

 

Lais Primieri e Giseli Verginia Sonego

 

 

42

 

ENSINANDO OS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA PARA ALUNOS DE 5¬ļ ANO

 

Leonardo Caumo Biasotto, Henrique Schons Assumpção, Jéferson de Lima Vieira, Nathiele Braiz Cecchin, Pethry Agustinho Teixeira, Rafael Andrioli da Rosa e Marília Hassan Pacheco Assunção

 

 

 

43

 

CA√áANDO POK√ČMONS COM O AUX√ćLIO DA MATEM√ĀTICA

 

Luana Leal Alves, Letícia Klein Parnoff e Lisandra de Oliveira Sauer

 

 

 

44

 

PADR√ēES NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEM√ĀTICA

 

 

Luis Sebastião Barbosa Bemme, Greice Scremin, Etiane Bisognin Rodrigues, Tatiane Ferreira da Silva e Vanilde Bisognin

 

 

45

 

EST√ĀGIO CURRICULLAR SUPERVISIONADO: DA OBSERVA√á√ÉO √Ä REG√äNCIA

 

Magda Neves da Silva,¬†Lorens E. Buriol Sigue√Īas e¬†Elisangela Fouchy Schons

 

 

 

46

 

PIBID: (TRANS)FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

Magda Neves da Silva,¬†Amanda Denise Nogueira Machado,¬†Silvia Machado e¬†Lorens E. Buriol Sigue√Īas

 

 

 

47

 

ENSINO DE LOGARITMOS E PROGRAMA√á√ÉO DE COMPUTADORES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO M√ČDIO

 

 

Marcia Viaro Flores, Marcos Luís Cassal, Janilse Nunes e Iuri Lammel

 

 

48

 

O JOGO NA APRENDIZAGEM DA MATEM√ĀTICA
NOS ANOS INICIAIS

 

 

Mariangela Jocelita Frigo de Campos e Neila Tonin Agranionih

 

 

49

 

O PLANO CARTESIANO COM O SCRATCH: UMA POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO

 

 

Marluce Albring Coutinho

 

 

50

 

PROGRAMAÇÃO NOS ANOS INICIAIS

 

Natali Brandt e Leandra Anversa Fioreze

 

 

 

51

 

EXPLORANDO O ENSINO DE FRA√á√ēES POR MEIO DE MATERIAIS¬†MANIPUL√ĀVEIS

 

 

Natauan Bianchin de Lima, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz e Nathalia da Rosa Lopes

 

 

52

 

RELATO DE EXPERI√äNCIA: OFICINA DE APRENDIZAGEM MATEM√ĀTICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PASSO FUNDO

 

 

Neuza Terezinha Oro, Mariane Kneipp Giareta, Augusto Debona Mattei e Géssica dos Santos

 

 

53

 

DO PROBLEMA DA SOMBRA AO BONECO DE ALPISTE: ACOMPANHANDO A PASSAGEM DO TEMPO

 

 

Rochele Ribas de Oliveira, Ana Luiza Golin e Thanize Bortolini Scalabrin

 

 

54

 

A INVESTIGA√á√ÉO MATEM√ĀTICA COMO AUX√ćLIO NA APRENDIZAGEM DA CONSTRU√á√ÉO DE GR√ĀFICOS ESTAT√ćSTICOS

 

 

Salete Eisen e Roberto Preussler

 

 

55

 

MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DA MATEM√ĀTICA: RELATO DE¬†UMA EXPERI√äNCIA COM A ESCALA CUISENAIRE

 

 

Salete Teresinha Tartari e Luana Angélica Alberti 

 

 

56

 

PROJETO A MATEM√ĀTICA DA NATUREZA: UM RELATO DE EXPERI√äNCIA DE METODLOGIA ATIVAS NO ENSINO DE MATEM√ĀTICA

 

 

Samuel Sonego Zimmermann e Ricardo Fajardo

 

 

57

 

SEQU√äNCIA DID√ĀTICA EM EQUA√á√ēES DO 1¬ļ GRAU ATRAV√ČS DO SCRATCH

 

 

Sheila Mendes de Figueiredo

 

 

58

 

ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID PEDAGOGIA

 

 

Simone Fátima Zanoello e PIOVESAN, Marília

 

 

59

 

UMA EXPERI√äNCIA DE ESTUDO DE CONJUNTOS NO ENSINO M√ČDIO: MATEM√ĀTICA PARA COMPREENDER A VIDA

 

 

Sonia Ines Mezzomo Donatti e Rose Grochot Gayeski

 

 

60

 

CONTEXTUALIZANDO A MATEM√ĀTICA FINANCEIRA NO ESTUDO¬†ESTAT√ćSTICO POR MEIO DA METODOLOGIA DE PROJETOS

 

Sonia Regina Prado de Medeiros, Natália Silveira Pahim, Eduardo de Medeiros Londero, Lozicler Maria Moro dos Santos e Karla Jaqueline Souza Tatsch

 

 

 

61

 

PROJETO ECOFORMADOR: DESVENDANDO A MODELAGEM MATEM√ĀTICA ATRAV√ČS DA FABRICA√á√ÉO DE SAB√ēES ARTESANAIS

 

 

Suzamara Bautitz, Anderson Minosso e Rosangela Bautitz da Silva

 

 

62

 

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO

 

 

 Taíne Alessandra Librelotto e Fabiane Fischer Figueiredo

 

 

63

 

MAPA CONCEITUAL E O JOGO: DUAS ESTRAT√ČGIAS DE ENSINO FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM MATEM√ĀTICA

 

 

Teresinha Aparecida Faccio Padilha, Marli Teresinha Quartieri e Miriam Ines Marchi

 

 

64

 

JOGOS DE MATEM√ĀTICA NO APOIO PEDAG√ďGICO: UM RELATO DE EXPERI√äNCIA COM OPERA√á√ēES FUNDAMENTAIS

 

 

Veronice Maria Kawalek, Marcos Vinicius Pereira Ribeiro e Renata da Silva Dessbesel

 

 

65

 

APRENDER EXPERIMENTANDO: POSSIBILIDADE DE UM NOVO OLHAR PARA AS CIÊNCIAS EXATAS

 

 

Vitória Gabriel Krey, Geovana Luiza Kliemann e Italo Gabriel Neide

 

 

66

 

INVESTIGA√á√ÉO MATEM√ĀTICA NO EST√ĀGIO SUPERVISIONADO II:¬†Materializa√ß√£o da teoria¬†

 

 

Tiago Ravel Schroeder, Indianara Cucco, Fátima Peres Zago de Oliveira 

 

 

67

 

NIVELAMENTO EM MATEM√ĀTICA B√ĀSICA: ATIVIDADE COM ALUNOS DE ENGENHARIA

 

 Simone Fátima Zanoello, Merielen Fátima Caramori

 

 

 

68

  

ALFABETIZA√á√ÉO E MATEM√ĀTICA: DESAFIOS E INTERVEN√á√ēES DO¬†PROFESSOR QUE ENSINA MATEM√ĀTICA

 

 

Priscila Arcego 

 

 

69

 

VIV√äNCIAS NO CREATI E UM NOVO OLHAR MATEM√ĀTICO

 

Jaqueline Simon, Nathiele Braiz Cecchin, Luiz Henrique  Ferraz Pereira

 

 

 

 

70

 

 

CONSTRUINDO CONCEITOS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

 

 

Jessica Pedroso Fagundes, Daniela Stevanin Hoffmann

 

 

 

71

 

 

¬†MATEM√ĀTICA COLORIDA: A ARTE DESAFIADORA DE ENSINAR UMA ALUNA SURDA

 

 

Luana Henrichsen,¬†V√Ęnia Luisa Behnen

 

 

72

 

 

CAIXA MATEM√ĀTICA: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENS√ÉO DO
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

 

 

Maria das Graças Kohn Rodrigues, Daniela Stevanin Hoffmann