Programação

 

Dia 05/05/2014
Dia 06/05/2014
Dia 07/05/2014
Manh√£

8h ‚Äď Recep√ß√£o aos participantes, √ļltimas inscri√ß√Ķes e retirada dos materiais.

 

9h √†s 9h30min ‚Äď Sess√£o solene de abertura (s√≠ntese da jornada anterior)

 

9h30 ‚Äď 11h30min

Conferência de abertura: Ensinaraprender matemática na escola: que matemática e que prática educativa? Prof. Dr. Dario Fiorentini - Unicamp / SP

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6

 

8h30min ‚Äď 11h30min

Minicurso

 

Local: Prédio B5

 

9h ‚Äď 11h30min

Fórum de

Licenciaturas em Matem√°tica

 

Local: Prédio B2

 

8h30min ‚Äď 11h30min

Painel de encerramento:

Educação Matemática: O que ensinar? Por que aprender? com

Prof. Dr. Dario Fiorentini

Prof. Dr. Ant√īnio Miguel

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

Tarde

14h ‚Äď 15h30min

Di√°logos Educacionais

 

Local: Salas - Prédio B6

 

14h ‚Äď 15h30min

Palestra:

Indisciplina e aprendizagem da matemática com o Prof. Dr. Joe de Assis Garcia - UTP/PR

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

15h30min ‚Äď 16h

Intervalo

 

16h ‚Äď 17h30min

Di√°logos Educacionais

 

Local: Salas - Prédio B6

 

16h ‚Äď 17h30min

Palestra:

 Rumo à Educação Matemática Inclusiva: o que ensinar? Por que aprender? com a Profa. Dra. Siobhan Victoria Healy - UNIBAN /SP

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

17h ‚Äď Sess√£o de P√īsteres

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

14h ‚Äď 15h30min

Di√°logos Educacionais

 

Local: Salas - Prédio B6

 

14h ‚Äď 15h30min

Palestra:

Princ√≠pios de Curr√≠culo e boas pr√°ticas docentes no ensino de Matem√°tica¬†com a Prof. Ms. M√īnica Bertoni dos Santos ‚Äď PUC/RS

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

15h30min ‚Äď 16h

Intervalo

 

16h ‚Äď 17h30min

Di√°logos Educacionais

 

Local: Salas - Prédio B6

 

16h ‚Äď 17h30min

Palestra:

¬†Linguagem, Matem√°tica e Conhecimento com a¬†Profa ¬†Dr. Marisa Ros√Ęni Abreu da Silveira ‚Äď UFPA

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

18h ‚Äď Atividades comemorativas: Dia Nacional da Matem√°tica

(Lançamento de livros, homenagens, etc.)

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

 

Noite

19h20min 

 

Painel sobre Tecnologias no Ensino de Matem√°tica:

 

A evolução do ensino da matemática utilizando as novas tecnologias com o Prof. Juan Medina Molina- Universidade Politécnica de Cartagena/Espanha 

 

 

Educa√ß√£o em tempos de abund√Ęncia! com¬†o Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira - Universidade de Passo Fundo/RS

 

 

Local: Centro de eventos da UPF 

19:20 ‚Äď 20h50min

Conferência:

As Matem√°ticas que varremos para baixo do tapete e outras tantas que
enfiamos goela abaixo nos alunos: 11 esquisitices matem√°ticas que
"ensinamos", mas¬† dever√≠amos pensar em abolir.¬†com o Prof. Ms. Ant√īnio Jos√© Lopes (Bigode) ‚Äď CEM/SP

 

 Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

21h

Jantar de confraternização

 

Local: APUPF

 

 

Palestrantes confirmados! 

 

 

Antonio José Lopes (Bigode)

¬† ¬†¬†¬†Professor-pesquisador do¬†Centro de Educa√ß√£o Matem√°tica (CEM), graduado pelo Instituto de Matem√°tica e Estat√≠stica da USP, fez mestrado e √© doutorando em Did√°tica da Matem√°tica pela Universidade Aut√īnoma de Barcelona, Espanha, sendo orientado pelos professores Joaquim Gimenez (UB) e Josep Fortuny (UAB).

¬† ¬† ¬†Presta¬†consultoria¬†did√°tico-pedag√≥gica a dezenas de institui√ß√Ķes privadas (escolas, funda√ß√Ķes e institutos de pesquisa) e p√ļblicas com destaque para o Minist√©rio da Educa√ß√£o MEC (PCN, TV Escola) e dezenas de Secretarias Estaduais (SP, PR, MS) e Municipais de Educa√ß√£o (SP, Curitiba, Vit√≥ria, etc.) sobre temas relacionados √† Educa√ß√£o Matem√°tica.

¬† ¬† ¬†¬†√Č autor da cole√ß√£o Matem√°tica Hoje √© Feita Assim, FTD, e de artigos sobre Did√°tica da Matem√°tica.

√Āreas de interesse e produ√ß√£o: curr√≠culo e metodologia da matem√°tica, ensino de geometria e pensamento geom√©trico, pensamento alg√©brico, uso calculadora na sala de aula, erros em matem√°tica, avalia√ß√£o em matem√°tica, ensino √† dist√Ęncia.

 

Matem√°tica Hoje:

http://www.matematicahoje.com.br/telas/mat_autor.asp

 

 

Dario Fiorentini

¬† ¬† ¬† ¬† ¬†Possui gradua√ß√£o em Matem√°tica pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Matem√°tica Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Educa√ß√£o (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Est√°gios Posdoutorais de curta dura√ß√£o nas Universidades de Lisboa e de Sevilla. Atualmente √© professor doutor da Universidade Estadual de Campinas onde exerce atividades de pesquisa e de doc√™ncia na gradua√ß√£o e na P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o (mestrado/doutorado). Temas e linhas de pesquisa e de atua√ß√£o docente: educa√ß√£o matem√°tica, forma√ß√£o e desenvolvimento profissional de professores, saberes docentes e pr√°tica did√°tico-pedag√≥gica em matem√°tica. Foi assessor de projetos de pesquisa e programas de forma√ß√£o docente no exterior (Guatemala e Portugal). Foi Professor Visitante na Universidade de C√≥rdoba (Argentina) e na Universidade de Lisboa (Portugal). No tri√™nio de 2007 a 2009, foi membro do Comit√™ de Avalia√ß√£o de Programas de P√≥s-Gradua√ß√£o da CAPES - √Ārea de Educa√ß√£o. Desde 2010, √© coordenador do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o da Faculdade de Educa√ß√£o da Unicamp e membro da Comiss√£o Central de P√≥s-Gradua√ß√£o (CCPG) da Unicamp. Em agosto de 2011 assumiu tamb√©m a coordena√ß√£o geral dos programas de P√≥s-Gradua√ß√£o (mestrados e doutorados - PPGE e PECIM) da FE/Unicamp.

 

Siobhan Victoria Healy

         Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo. Ela trabalha no Brasil desde 2002, depois de trabalhar como pesquisadora em Educação Matemática do Instituto de Educação da Universidade de Londres. Seus interesses de pesquisa são em tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de Matemática, e especialmente na elaboração de maneiras inovadoras de fazer e expressar Matemática escolar. Ela está particularmente interessada nos desafios associados à construção de uma Matemática escolar mais inclusiva, e em entender as práticas matemáticas de alunos que não têm acesso a algum campo sensório. Atualmente, ela é coordenadora do grupo de pesquisa Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática (TecMEM) e responsável pelo projeto de pesquisa Rumo à Educação Matemática Inclusiva (CAPES-PROESP), que tem por objetivo investigar os relacionamentos entre experiências sensórias e cognição em Matemática, elaborar e avaliar cenários de aprendizagem de Matemática para alunos com uma diversa gama de necessidades educacionais e colaborar com professores no desenvolvimento de estratégias de ensino que respeitam as diversas necessidades de todos os estudantes de Matemática.

 

Marisa¬†Ros√Ęni Abreu da Silveira

         Possui Graduação em Matemática-Licenciatura Plena (1985), Especialização em Matemática (1988), Especialização em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pará no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, linguagem matemática, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos.

 

M√īnica¬†Bertoni dos Santos

¬† ¬† ¬† ¬† ¬†Concluiu o mestrado em Educa√ß√£o Em Ci√™ncias e Matem√°tica pela Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica do Rio Grande do Sul em 2005. Atualmente √© Professora assistente da Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica do Rio Grande do Sul. Publicou 4 artigos em peri√≥dicos especializados e 14 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 livro publicado. Possui 4 itens de produ√ß√£o t√©cnica. Participou de 31 eventos no Brasil. Orientou 3 trabalhos de inicia√ß√£o cient√≠fica (em dom√≠nios de conhecimento n√£o especificados). Atualmente participa de 2 projetos de pesquisa. Atua na √°rea de Matem√°tica, com √™nfase em Educa√ß√£o Matem√°tica. Em suas atividades profissionais interagiu com 37 colaboradores em co-autorias de trabalhos cient√≠ficos. Em seu curr√≠culo Lattes os termos mais freq√ľentes na contextualiza√ß√£o da produ√ß√£o cient√≠fica, tecnol√≥gica e art√≠stico-cultural s√£o: Geometria, Ensino Fundamental, saberes docentes, campo conceitual, Contextualiza√ß√£o, curr√≠culo, Cursos de Licenciatura em Matem√°tica, Ensino Superior, Di√°rio do professor, divisor, Educa√ß√£o de Jovens e Adultos e Educa√ß√£o Matem√°tica.

 

Antonio Miguel

¬† ¬† ¬† ¬† ¬†Possui gradua√ß√£o em pela Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica de Campinas (1976), mestrado em pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente √© professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experi√™ncia na √°rea de Educa√ß√£o, com √™nfase em Hist√≥ria, Filosofia e Educa√ß√£o Matem√°tica, atuando principalmente nos seguintes temas: educa√ß√£o matem√°tica, hist√≥ria da matem√°tica, historia da educa√ß√£o matem√°tica, filosofia da educa√ß√£o matem√°tica e hist√≥ria na educa√ß√£o matem√°tica. Desde os √ļltimos 5 anos, suas pesquisas v√™m tamb√©m incidindo sobre as rela√ß√Ķes entre educa√ß√£o matem√°tica, pr√°ticas socioculturais e discursivas e pr√°ticas escolares e n√£o escolares de mobiliza√ß√£o de cultura matem√°tica.

 

 

Juan Medina Molina

¬† ¬† ¬† ¬† ¬†Doutor em Matem√°tica pela Universidade de Valencia (Espanha) e PhD em Matem√°tica pela mesma universidade. Ganhou o pr√™mio de Licenciatura e promo√ß√£o n√ļmero 1 91/96 Faculdade de Matem√°tica, al√©m participar das duas edi√ß√Ķes da plataforma Moocs e MiriadaX da Telefonica y Universia, obtendo premia√ß√£o na primeira com o curso "Matem√°ticas B√°sicas". Desde 1999 √© professor titular da Universidade Polit√©cnica de Cartagena, Espanha. Idealizador e executor do projeto de lasmatematicas.es, p√°gina da web com v√≠deos explicativos de conte√ļdos matem√°ticos, tem a aspira√ß√£o de que sua p√°gina venha a ser uma refer√™ncia como apoio para a aprendizagem da matem√°tica no Ensino B√°sico e em n√≠vel superior inicial.

Veja uma entrevista dada por ele e publicada na revista Pensamento Matemático da Universidade Politécnica de Madrid, clique aqui.

 

 

 

Joe de Assis Garcia

 

¬† ¬† ¬† ¬† ¬†Licenciado em Ci√™ncias e Bacharel em Matem√°tica pela PUC-PR. Mestre em Educa√ß√£o pela UFPR, e Doutor em Educa√ß√£o (Curr√≠culo) pela PUC-SP. Atualmente √© Professor Adjunto da Universidade Tuiuti do Paran√°, onde atua no Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o (Mestrado e Doutorado) em Educa√ß√£o. Tem atuado no campo educacional h√° trinta anos, lecionando na Educa√ß√£o B√°sica e na Educa√ß√£o Superior, e na √ļltima d√©cada tem investigado pr√°ticas pedag√≥gicas inovadoras, com foco em interdisciplinaridade, teorias de curr√≠culo e indisciplina escolar.

Veja seu artigo na Revista Nova Escola sobre indisciplina e currículo, clicando aqui.

 

Adriano Canabarro Teixeira

Adriano Canabarro Teixeira concluiu o doutorado em Inform√°tica na Educa√ß√£o pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em 2005, per√≠odo no qual realizou est√°gio de doutorado na Universidade de Roma Tr√™s - It√°lia. √Č p√≥s-doutor em Educa√ß√£o pela UFRGS com apoio do CNPq. Atualmente √© Professor no Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o - Mestrado e Doutorado- e no Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Ensino de Ci√™ncias e Matem√°tica - Mestrado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. Atua como professor colaborador no Doutorado em Educa√ß√£o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e como pesquisador colaborador no Departamento de Ci√™ncia da Forma√ß√£o da Universidade de Roma Tr√™s. √Č pesquisador e l√≠der do grupo de estudo e pesquisa em Inclus√£o Digital, respons√°vel pelo projeto de extens√£o Mutir√£o pela Inclus√£o Digital e colaborador no projeto Mundo da Leitura. Atualmente √© Bolsista de Extens√£o no Pa√≠s MCT/CNPq - N√≠vel A. √Č o idealizador dos Semin√°rios Nacionais de Inclus√£o Digital e coordenador das duas primeiras edi√ß√Ķes.