Programação

 

 

Dia 02/04/2018

Dia 03/04/2018

Dia 04/04/2018

Manh√£

A partir das 10h ‚Äď

Recep√ß√£o aos participantes, √ļltimas inscri√ß√Ķes e retirada dos materiais.

8h30min ‚Äď 11h30min

Minicursos

Local: Salas - Prédio B5

 

9h ‚Äď 11h30min

Fórum das

Licenciaturas em Matem√°tica

 

Coordenação: Profa. Ms. Maria de Fátima Baptista Betencourt

 

Local: Auditório - Prédio B5

 

8h30min ‚Äď 11h30min

Minicursos

Local: Salas - Prédio B5

 

9h ‚Äď 11h30min

Mesa Redonda

Educação Matemática: O Pibid e algumas experiências interdisciplinares

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Henrique Ferraz Pereira UPF/RS

 

Debatedores:

Prof. Dr. Ant√īnio Maur√≠cio Medeiros Alves ‚Äď UFPel/RS

 

Profa. Dra. Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes ‚ÄďUFSM/RS

 

Local: Audit√≥rio ‚Äď Pr√©dio B5

Tarde

13h30 min ‚Äď 15h

Recepção aos participantes e retirada dos materiais.

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6¬†

 

14h ‚Äď 16h30min

Educação Matemática e Cultura: sessão de documentário comentado.

 

Prof. Dr. Gerson Luís Trombetta

 

Prof. Dr. Francisco Carlos dos Santos Filho

 

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6

 

Link do document√°rio:

https://www.youtube.com/watch?v=KB-GVV68U5s

 

16h ‚Äď 18h

Sess√£o de P√īsteres

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6

 

14h ‚Äď 15h40min

Di√°logos Educacionais

Local: Salas - Prédio B6

 

14h ‚Äď 15h30min

Palestra:

Educação Matemática Inclusiva 

Profa. Ms. Amanda Queiroz Moura ‚Äď UNESP/SP

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6¬†

15h30min ‚Äď 16h - Intervalo

 

16h ‚Äď 17h40min

Di√°logos Educacionais

Local: Salas - Prédio B6

 

16h ‚Äď 17h30min

Palestra: 

Inova√ß√Ķes e possibilidades da pesquisa em Educa√ß√£o Matem√°tica e sua inser√ß√£o no ambiente escolar.¬†

Prof. Dra. Nilce Fatima Scheffer - UFFS/SC

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6

 

18h¬†‚Äď Atividades culturais

(Lançamento de livros, homenagens, sessão de teatro.)

 

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6

14h ‚Äď 15h40min

Di√°logos Educacionais

Local: Salas - Prédio B6

 

14h ‚Äď 15h30min

Palestra

Interven√ß√Ķes e pr√°ticas Interdisciplinares no ensino de Matem√°tica¬†

 

Profa. Dra. Vanessa Sena Tomaz - UFMG/MG

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6¬†

15h30min ‚Äď 16h - Intervalo

 

16h ‚Äď 17h40min

Di√°logos Educacionais

Local: Salas - Prédio B6

 

16h ‚Äď 17h30min

Palestra:

Das tend√™ncias √†s proje√ß√Ķes em Educa√ß√£o Matem√°tica para a forma/a√ß√£o do professor: o que est√° em movimento?

Prof. Dr. Maurício Rosa - UFGRS/RS

 

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6¬†

Noite

19h20min¬†¬†‚Äď Sess√£o solene de abertura¬†

20h ‚Äď 22h

Conferência

Interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na gest√£o

 

Prof. Dr. Jayme Paviani

 

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6

 

 

19h20 min ‚Äď 20h50min

Conferência

O papel da TIC’s nas práticas interdisciplinares no ensino da matemática

 

Prof. Dr. Humberto Bortolossi ‚Äď UFF/RJ

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6

 

21h

Jantar de confraternização

Local: APUPF

19h20min ‚Äď 22h

Painel de encerramento:

 

A interdisciplinaridade e o pensamento crítico e criativo em matemática.

 

Prof. Dr. Cleyton Hércules Gontijo - UNB/DF

 

Cotidiano escolar na perspectiva interdisciplinar 

 

Prof. Pós Dr. Altair Alberto Fávero - UPF/RS

 

Local: Audit√≥rio da FEAC ‚Äď Pr√©dio B6

 

 Presenças Confirmadas

 

 

 

HUMBERTO JOS√Č BORTOLOSSI

Possui gradua√ß√£o em Licenciatura em Matem√°tica pela Universidade Estadual de Maring√°, Mestrado em Matem√°tica pelo IMPA e Doutorado em Matem√°tica pela PUC-Rio. √Č professor Associado I da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ, atuando em cursos de gradua√ß√£o (presencial Rio de Janeiro e membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matem√°tica. Atualmente tem se e √† dist√Ęncia), especializa√ß√£o e mestrado profissional. √Č coordenador do Instituto GeoGebra no dedicado a quest√£o do ensino de matem√°tica e estat√≠stica com o uso de recursos computacionais.

 

 

VANESSA SENA TOMAZ 

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente realizando pós-doutorado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS-RS, incluindo estágio de pesquisa no Center for Research on Activity, Development and Learning CRADLE - University of Helsinki. Atualmente é professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do colegiado da Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas onde é coordenadora da turma de habilitação em Matemática. Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos Histórico-Culturais em Educação Matemática e em Ciências, situado na Faculdade de Educação da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática fazendo pesquisas sobre aprendizagem matemática dentro da perspectiva da teoria da atividade histórico-cultural Teoria da Prática Social, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas escolares, sala de aula, aprendizagem expansiva, educação escolar indígena, interdisciplinaridade e docência na Educação Básica e Superior. Desenvolve trabalhos para Formação continuada de Professores.

 

 

AMANDA QUEIROZ MOURA

Licenciada em Matem√°tica e mestre em Educa√ß√£o Matem√°tica pelo Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o Matem√°tica pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho-Unesp/Rio Claro-SP. Atualmente, cursando o Doutorado no Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o Matem√°tica da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro sob orienta√ß√£o da Prof Dra. Miriam Godoy Penteado. Participante do Grupo √Čpura, atua na linha de Ensino e Aprendizagem de Matem√°tica, desenvolvendo pesquisas voltadas para a organiza√ß√£o de ambientes de ensino e de aprendizagem segundo a perspectiva da educa√ß√£o matem√°tica cr√≠tica, tendo como foco a inclus√£o de pessoas com defici√™ncia. Tem experi√™ncia na √°rea de Educa√ß√£o Matem√°tica, principalmente nos seguintes temas: educa√ß√£o matem√°tica e inclus√£o, ensino de matem√°tica para estudantes surdos, di√°logo em educa√ß√£o matem√°tica, educa√ß√£o matem√°tica cr√≠tica, educa√ß√£o matem√°tica para a justi√ßa social e ensino e aprendizagem da matem√°tica.

 

 

ANT√ĒNIO MAUR√ćCIO MEDEIROS ALVES

Licenciado em Matemática e especialista em Educação Matemática pela Universidade Católica de Pelotas. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professor Adjunto dessa mesma universidade (UFPEL), lotado no Departamento de Educação Matemática (DEMAT) do Instituto de Física e Matemática (IFM). Atua como docente do Curso de Licenciatura em Matemática, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado Profissional (PPGECM) da FaE/UFPel e Mestrado (acadêmico) em Educação Matemática (PPGEM) do IFM/UFPel. Pertence aos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, HISALES História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (FaE/UFPel), GEEMAI Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais (IFM/UFPEL), do qual é Líder atualmente e GHEMAT Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Tem experiência na área da educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: formação de professores, alfabetização matemática, numeramento, prática e metodologia de ensino de matemática, livros didáticos e ensino de Matemática nos Anos Iniciais, História da Educação Matemática.

 

 

ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES

Licenciada em Matem√°tica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI. Mestre em Educa√ß√£o Matem√°tica pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro e doutorado em Educa√ß√£o pela Universidade de S√£o Paulo/USP. Faz P√≥s-Doutoramento na Universidade de S√£o Paulo (USP). Foi professora da Rede P√ļblica Estadual de Santa Catarina e da Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC. Atualmente √© professora da √Ārea de Educa√ß√£o Matem√°tica, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educa√ß√£o da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM. √Č orientadora de mestrado e doutorado no Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o Matem√°tica e Ensino de F√≠sica/PPGEM&EF/UFSM. Tem experi√™ncia na √°rea de Educa√ß√£o, com √™nfase em Educa√ß√£o Matem√°tica, atuando principalmente nos seguintes temas: educa√ß√£o, educa√ß√£o matem√°tica, forma√ß√£o de professores, ensino e aprendizagem e pr√°tica pedag√≥gica. L√≠der do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educa√ß√£o Matem√°tica (GEPEMat-UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedag√≥gica (GEPAPe/USP).¬†

  

 

ALTAIR ALBERTO F√ĀVERO

P√≥s-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Aut√≥noma del Estado de M√©xico, doutorado em Educa√ß√£o pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Filosofia pela Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica do Rio Grande do Sul, especializa√ß√£o em Epistemologia das Ci√™ncias Sociais e gradua√ß√£o em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente √© professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo. √Č professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educa√ß√£o atuando na linha de Pol√≠ticas Educacionais. Tem experi√™ncia na √°rea de Filosofia e Educa√ß√£o, com √™nfase em Epistemologia, doc√™ncia na educa√ß√£o superior e pol√≠ticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educa√ß√£o, pragmatismo, forma√ß√£o docente, pol√≠ticas educacionais, √©tica, tend√™ncias e modelos de gest√£o na educa√ß√£o superior. √Č coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCA√á√ÉO SUPERIOR (GEPES - UPF/RS) no qual Coordena os projetos de pesquisa "Interdisciplinaridade, Doc√™ncia Universit√°ria e pol√≠tica educacionais" e "Pol√≠ticas para o Ensino de Filosofia". O GEPES/UPF est√° ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educa√ß√£o Superior (GIEPES). √Č tamb√©m pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES - Furg) e avaliador de Cursos e Institui√ß√Ķes do Inep desde 2010, tendo realizado at√© o presente momento 10 avalia√ß√Ķes de Curso.¬†

  

  

MAUR√ćCIO ROSA

Possui gradua√ß√£o em Matem√°tica Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Canoas (RS), mestrado em Educa√ß√£o Matem√°tica pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho- Unesp - Rio Claro (SP) e doutorado em Educa√ß√£o Matem√°tica pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho - Unesp - Rio Claro (SP). Foi bolsista do programa de Doutorado com Est√°gio no Exterior - PDEE pela Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior- CAPES. Tem experi√™ncia na √°rea de Matem√°tica, com √™nfase em Educa√ß√£o Matem√°tica, atuando principalmente nas seguintes frentes: Tecnologias Digitais, Educa√ß√£o a Dist√Ęncia, Jogos Eletr√īnicos, Role Playing Game (RPG), Forma√ß√£o de Professores, Ensino de C√°lculo. Atualmente, √© professor da Faculdade de Educa√ß√£o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ensino e Curr√≠culo.¬†

  

 

NILCE F√ĀTIMA SCHEFFER

Possui Gradua√ß√£o em Matem√°tica Licenciatura, pela Universidade de Passo Fundo RS, Mestrado e Doutorado em Educa√ß√£o Matem√°tica pela Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho. Atualmente √© professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Chapec√≥ SC. Tem experi√™ncia na √°rea de Matem√°tica e Educa√ß√£o Matem√°tica, com √™nfase em disciplinas de Geometria, Tecnologias da Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o no ensino, Hist√≥ria da Matem√°tica, Laborat√≥rios de Ensino de Matem√°tica, Pr√°tica de Ensino e Est√°gios na Gradua√ß√£o e, disciplinas de Tend√™ncias em Educa√ß√£o Matem√°tica e Tecnologias da Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o na Educa√ß√£o na P√≥s-Gradua√ß√£o. Possui produ√ß√£o e publica√ß√Ķes na √°rea de Educa√ß√£o Matem√°tica, Tecnologias Inform√°ticas e Avalia√ß√£o da Educa√ß√£o Superior.

 

 

JAYME PAVIANI

Possui gradua√ß√£o em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, gradua√ß√£o em Ci√™ncias Jur√≠dicas E Sociais pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado em Ling√ľ√≠stica e Letras pela Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica do Rio Grande do Sul e doutorado em Ling√ľ√≠stica e Letras pela Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica do Rio Grande do Sul. Atualmente √© doutor adjunto III da Universidade de Caxias do Sul. Tem experi√™ncia na √°rea de Filosofia, com √™nfase em Metaf√≠sica, atuando principalmente nos seguintes temas: educa√ß√£o, filosofia, dial√©tica, plat√£o e conhecimento.

 

 

CLEYTON H√ČRCULES GONTIJO

Professor Associado I na Universidade de Bras√≠lia - UnB, com lota√ß√£o no Departamento de Matem√°tica. √Č membro do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o da UnB, orientando pesquisas nos cursos de mestrado acad√™mico e doutorado em educa√ß√£o. Possui gradua√ß√£o em Licenciatura em Ci√™ncias e Matem√°tica pelo Centro Universit√°rio de Bras√≠lia, mestrado em Educa√ß√£o pela Universidade de Bras√≠lia e doutorado em Psicologia pela Universidade de Bras√≠lia. Tem experi√™ncia na √°rea de Matem√°tica, com √™nfase em Educa√ß√£o Matem√°tica, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matem√°tica, avalia√ß√£o em matem√°tica e resolu√ß√£o de problemas.

 

 

GERSON LU√ćS TROMBETTA

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo na área de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em História. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Arte e da Cultura, Formação de Professores, Filosofia da Linguagem e Teorias da História.

 

  

LUIZ HENRIQUE FERRAZ PEREIRA

Possui gradua√ß√£o em Matem√°tica pela Universidade de Passo Fundo (1987) e mestrado em Educa√ß√£o pela Universidade de Passo Fundo (2001). √Č doutor em educa√ß√£o pela PUCRS (2010). Atualmente √© professor titular da Universidade de Passo Fundo. Tem experi√™ncia na √°rea de Matem√°tica, com √™nfase em Educa√ß√£o Matem√°tica, atuando principalmente nos seguintes temas: hist√≥ria da matem√°tica, matem√°tica moderna, matem√°tica, hist√≥ria da matem√°tica, recurso did√°tico-pedag√≥gico e jogos.

 

 

FRANCISCO CARLOS DOS SANTOS FILHO

Psic√≥logo, Psicanalista, Doutor em Psicologia Cl√≠nica com concentra√ß√£o em "M√©todo psicanal√≠tico e forma√ß√Ķes da cultura" pela Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica de S√£o Paulo, √© professor titular da Universidade de Passo Fundo. Sua experi√™ncia profissional se concentra na cl√≠nica psicanal√≠tica e no ensino da psican√°lise na universidade, atuando principalmente nos campos psican√°lise, cultura e psican√°lise, forma√ß√£o acad√™mica em psicologia e psican√°lise, cl√≠nica, m√©todo psicanal√≠tico e interven√ß√Ķes psicanal√≠ticas.