Trabalhos aprovados e hor√°rios de apresenta√ß√Ķes

TODAS AS SESS√ēES INICIAM √ÄS 14H.

IMPORTANTE: O APRESENTADOR DEVER√Ā TRAZER SEU MATERIAL (COMPUTADOR OU NOTEBOOK, ADAPTADOR HDMI, SE NECESS√ĀRIO) PARA AS APRESENTA√á√ēES. O EVENTO OFERECE APENAS DATA SHOW COM ENTRADA VGA.

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 03/04/2018 - ter√ßa-feira

SALA 107 - COMUNICA√á√ÉO CIENT√ćFICA ‚Äď E2

Coordenador: Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Aluno Colaborador: Fl√°via Gomes

Título

Autor(es)

Comunidades De Prática E A Formação Continuada De

Professores: Um Olhar Para As Produ√ß√Ķes Dos Programas De P√≥sgradua√ß√£o

Na √Ārea De Ensino

Luis Sebasti√£o Barbosa Bemme

Greice Scremin

Silvia Maria De Aguiar Isaia

Cartografando Práticas Pedagógicas Na Educação Básica: Uma Experiência No Ensino De Matemática

Cecília Cabral Mascarenhas De Santana

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Ana L√ļcia Gomes Da Silva¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†

Alguns Apontamentos Sobre A Atividade De Ensino: O Trabalho Do Professor

Cintia Fogliatto Kronbauer

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Perspectiva Da Estatística Como Elemento Norteador Do Trabalho Com Conceitos Matemáticos Nos Anos Iniciais

Daiani Finatto Bianchini

C√°tia Maria Nehring

Princ√≠pios Para A√ß√Ķes De Forma√ß√£o De Professores Para Uma Abordagem Investigativa Em Aulas De Matem√°tica

Denise Knorst Da Silva

David Ant√īnio Da Costa

INTERVALO

Discutindo Cenários Para Investigação Na Formação De Professores De Matemática

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado

M√°rcia Souza Da Fonseca

O Ensino De Matemática Com O Auxílio De Jogos Matemáticos Como Desenvolvedor Das Capacidades Lógica E Cognitiva Dos Alunos

Giovanni Luiz Kugelmeier

Flaviane Predebon Titon

Forma√ß√£o De Professores, Uso De Internet E Uma Pr√°tica Pedag√≥gica Interdisciplinar: ¬ŅA Rua Onde Eu Moro¬Ņ

Ivanete F√°tima Blauth

Suely Scherer

A Atividade Orientadora De Ensino E A Atividade De Iniciação À

Docência De Futuros Professores Que Ensinam Matemática:

Alguns Apontamentos

Laura Pippi Fraga

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

O Ensino De Geometria E A Teoria De Van Hiele: Aspectos Essenciais Para Uma Abordagem Educativa

Miriam Ferrazza Heck



Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 03/04/2018 - ter√ßa-feira

SALA 108 - COMUNICA√á√ÉO CIENT√ćFICA ‚Äď E1 E E3

Coordenador: Eliamar Ceresoli Rizzon

Aluno Colaborador: Laíza Prediger

Título

Autor(es)

Concep√ß√Ķes De Curr√≠culo De Matem√°tica No Brasil: Da Linearidade √Ä Uma Abordagem Interdisciplinar E Contextualizada

Luiza De Paula Ghisleni

Emanueli Bandeira Avi

Política Educacional Do Campo No Munícipio De Chapadão Do

Sul: Motiva√ß√Ķes E Realidade

Julio Veloso Dos Santos

Marcio Antonio Da Silva

PROBLEMAS DE DIVIS√ÉO ENVOLVENDO O SISTEMA MONET√ĀRIO: DESAFIO PARA ALUNOS DO 3¬ļ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE AINDA N√ÉO CONHECEM O ALGORITMO.

ALINE CRISTINA AZZOLIN DE SOUSA

NEILA TONIN AGRANIONIH

Apresentação Da Descrição De Uma Proposta Para O

¬†Ensino Fundamental: Fun√ß√£o De 1¬ļ Grau

Tauana Bianchetti

Neiva Ignês Grando

Organização do ensino de Matemática: o jogo como desencadeador de Aprendizagem Na Perspectiva Da Atividade Orientadora De Ensino

Carine Daiana Binsfeld

Halana Garcez  Borowsky

 Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

INTERVALO

Habilidades Matemáticas Priorizadas Na Avaliação Da Educação Infantil

Crislaine De Anunciação Roveda

Jo√£o Alberto Da Silva

Competências Matemáticas Na Formação Inicial De Professores, Expressas Nos Marcos Legais: O Que Já Foi Pesquisado?

Daniela Jéssica Veroneze

Fernanda Levandoski Da Silva

O Corpo Em Movimento Na Aprendizagem Matem√°tica

Denise Soares Oliveira

Ingrid Dittrich Wiggers

As Fun√ß√Ķes Cognitivas De Aten√ß√£o E Mem√≥ria Estimuladas Pelos

Jogos Digitais Online De Matem√°tica

Sindia Liliane Demartini Da Silva

Nilce F√°tima Scheffer

O Ensino Da Matemática Contextualizado Na Realidade Do Aluno Do Campo

Marcos Rodrigo Gomes

Ademir Basso

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 03/04/2018 - ter√ßa-feira

SALA 109 - COMUNICA√á√ÉO CIENT√ćFICA ‚Äď E3

Coordenador: Rosa Maria Tagliari Rico

Aluno Colaborador: Maurício Ramos Sgarbi

Modelagem Matem√°tica: Perspectiva Sobre O Perfil Dos Doadores De Sangue No Brasil

Elisandro Rafael Baumgarten

Deborah Andrea Hunhoff Neis

C√°tia Luana Bullmann

A Teoria Da Aprendizagem Significativa De David Paul Ausubel: Uma Alternativa Didática Para A Educação Matemática

Leonardo Caumo Biasotto

Camila Faligurski Fim

Rosana Maria Luvezute Kripka

A Influência Das Crenças Sobre Os Modos De Ensinar Matemática

Nos Anos Iniciais

Luana Leal Alves

Antonio Mauricio Medeiros Alves

A Revista Do Ensino Do Estado Do Rio Grande Do Sul (1939-1942): Um

Meio De Divulgação Das Ideias Do Escolanovismo

Makele Ver√īnica Heidt

 

Preservação De Acervos Documentais De Duas Escolas De Pelotas

Makele Ver√īnica Heidt

 

INTERVALO

Mundos Matemáticos: Estudos Iniciais De Uma Proposta Para Analisar As Perspectivas De Professores E Alunos Do Curso De Matemática Da Universidade Federal De Viçosa

Edilaine Silva Arcanjo

Caroline Mendes Dos Passos

Saberes Matem√°ticos Presentes Nos Boletins Do Cpoe/Rs:

Recorte De Uma Publicação De 1954

Leonardo Thomaz Sauter

Kristine Sheila Schuster

Maria Cecilia Bueno Fischer

A Aprendizagem De Futuros Professores A Partir Do Desenvolvimento De A√ß√Ķes Sobre Volume E Capacidade

Maiara Luisa Klein

Simone Pozebon

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

POR QUE ENSINAR MATEM√ĀTICA COM APLICA√á√ēES?

Luis Felipe Tatsch Schmidt

Anemari Roesler Lauersen Vieira Lopes

A Gincana Da Multiplica√ß√£o No Ensino E Aprendizagem Da Multiplica√ß√£o De N√ļmeros Naturais

Nat√°lia Silveira Pahim

Sonia Regina Prado De Medeiros

Lozicler Maria Moro Dos Santos

Karla Jaqueline Souza Tatsch

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 03/04/2018 - ter√ßa-feira

SALA 110 - COMUNICA√á√ÉO CIENT√ćFICA ‚Äď E4

Coordenador: Ricardo Fajardo

Aluno Colaborador: Luís Gabriel Favaretto Matté

Título

Autor(es)

O Erro Na Perspectiva Do Jogo: Superando Lacunas De Aprendizagem

Alessandra Nat√°lia Dos Passos

Suelen Maggioni Eltz

Magnus Cesar Ody

Investigação Da Temática Educação Financeira No Ensino Médio Constante Na Legislação Brasileira

Alexandre Menezes Veiga

Clarissa De Assis Olgin

O CONCEITO N√öMERO RACIONAL NA REPRESENTA√á√ÉO FRACION√ĀRIA E SEUS SIGNIFICADOS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO 6¬ļano DO ENSINO FUNDAMENTAL

Aline Schwade

Isabel Koltermann Battisti

Resolução De Problemas Utlizando Diferentes Estratégias

Ana Paula Krein Muller

Silvana Neumann Martins

Resolução De Problemas Matemáticos Por Meio De Práticas De Leitura E De Escrita

Ana Paula Krein Muller

Geovana Luiza Kliemann

Silvana Neumann Martins

INTERVALO

Os Padr√Ķes Na Forma√ß√£o Inicial De Professores De Matem√°tica:

Algumas Considera√ß√Ķes

Luis Sebasti√£o Barbosa Bemme

Eleni Bisognin

Vanilde Bisognin

O Pnaic - Matemática Na Formação Continuada De Professores Alfabetizadores No Município De São Borja-Rs

Ana Paula Uflacker Toja

Ricardo Fajardo

Tomada De Decis√£o: Argumenta√ß√Ķes De Licenciandos Em Matem√°tica Diante De Situa√ß√Ķes Econ√īmicas E Financeiras

Angela Joanella Cardoso Rocha

Rita De Cássia Pistóia Mariani

 

Educação Financeira No Ensino Fundamental Na Perspectiva Da Educação Matemática Crítica

Carolina Rodrigues Dias

Clarissa De Assis Olgin

Procedimento Para A Elabora√ß√£o De Programas Envolvendo M√©todos Num√©ricos Para Refinar Ra√≠zes De Fun√ß√Ķes

Eduardo Henrique Banaczewski

Rosangela Ferreira Prestes

Eliani Retzlaff

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 03/04/2018 - ter√ßa-feira

SALA 111 - COMUNICA√á√ÉO CIENT√ćFICA ‚Äď E5

Coordenador: Maria Helene Malmann

Aluno Colaborador: √Črica Pessetti

Trabalho Docente Na Educação Matemática: Tendências

Pedag√≥gicas E Suas Implica√ß√Ķes

Marcos Vinicius Pereira Ribeiro

Maria Veronice Kawalek

Leandro Turmena

Metodologias No Ensino Da Matemática Na Educação Básica

Gesseca Camara Lubacheswki

Elisabete Cerutti

 

Ensino Da Geometria Plana E Espacial Através De Softwares

Gisele Taís Piovesan

Indianara Scarpari De Melo

Erica Pressetti

Trigonometria No Ensino Médio Com A Utilização Das Tecnologias Digitais

Jonata Souza Dos Santos

Agostinho Iaqchan Ryokit Homa

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Exame Nacional Do Ensino M√©dio -¬† Incorpora√ß√£o Das Tecnologias Digitais No Desenvolvimento Das Quest√Ķes Propostas¬†

Jonathas Ieggli Da Silva

Ursula Tatiana Timm

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

INTERVALO

Um Estudo Dos Recursos Oferecidos Pelo Software Winmat E O

Impacto Da Tic’s Nos Processos De Ensino E Aprendizagem

Julia Dammann

Rafael Ferreira Dalmolin

Nelson Conte

Identificando Tendências No Ensino Da Matemática A Partir De Livros Didáticos

Luana Angélica Alberti

 

A Realização De Oficinas Interdisciplinares Relacionando A

Matem√°tica, O Som E A Arte

Lucas Teixeira Da Silva

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

O Estudo De Polin√īmio Em Um Livro Did√°tico De Osvaldo

Sangiorgi Da Década De 1970

Luiza De Paula Ghisleni

Isabel Koltermann Battisti

Design De Problemas Com O Uso De Tecnologias Digitais Sob O Enfoque Da Reformulação De Problemas

Fabiane Fischer Figueiredo

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 03/04/2018 - ter√ßa-feira

SALA 112 ‚Äď RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E4

Coordenador: Ademir Basso

Aluno Colaborador: Clarissa Balestrin Corrêa

Título

Autor(es)

"Os Filhotes Do Vov√ī Coruja": Trabalho Com N√ļmero E Representa√ß√Ķes Num√©ricas Na Alfabetiza√ß√£o Matem√°tica

Ana Valeria Abbeg

Neila Tonin Agranionih

Histórias Em Quadrinhos Como Forma De Avaliação Em Matemática

Ademir Basso

Avaliação Matemática Na Realidade: O Cotidiano Como Base

Ademir Basso

M√ļltiplas Avalia√ß√Ķes Em Matem√°tica Para M√ļltiplas Intelig√™ncias

Ademir Basso

Avaliação Em Matemática: Diários Reflexivos

Ademir Basso

INTERVALO

O Uso Da Plataforma Khanacademy No Estudo Da Matemática Básica No Ensino Médio

Aline Reissuy De Moraes

Cleo Zanella Billa

A Divisão Em Uma Situação Desencadeadora De Aprendizagem: O Presente Para A Chapeleira Maluca

Ana Luiza Golin

Rochele Ribas De Oliveira

 Thanize Bortolini Scalabrin

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Matemática & Química:  Uma Proposta Interdisciplinar Para Ensino De Matemática Entrelaçada Com A Química

Adriane Beatriz Liscano Janisch

Karin Ritter Jelinek

Nivelamento Em Matem√°tica B√°sica: Atividade Com

Alunos De Engenharia

Simone F√°tima Zanoello

Merielen F√°tima Caramori

Meio Ambiente E Transversalidade Na Matemática: Práticas Pedagógicas Para A Educação Ambiental

 

Daniana De Costa

Edilson Pontarolo

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 03/04/2018 - ter√ßa-feira

SALA 113 ‚Äď RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E2

Coordenador: Sandra Aparecida Fraga da Silva

Aluno Colaborador: Franciele Giaretta

Título

Autor(es)

Possibilidades Do Scratch Para Professores

Da Educação Básica

Marluce Albring Coutinho

 

Natali Brandt

Metodologias Diferenciadas: Uma Nova Maneira De Ensinar Matem√°tica

Amanda Denise Nogueira Machado

Edinara Da Silva Pereira

Everaldo Romo√£ Oliveira

 Magda Neves Da Silva

Silvia Machado e Lorens E. Buriol Sigue√Īas

Formação Continuada De Professores De Matemática E Uma Experiência Envolvendo Material De Cuisenaire

Danusa De Lara Bonotto

Izabel Gioveli

Parceria Entre Universidade E Município - Grupo Colaborativo De Estudos De Matemática

Fabiana Caldeira Damasco

Rosana Soares Pinheiro

Maria Cristina Vieira Cavalcanti

Investigando A Aprendizagem Matemática De Estudantes Para Qualificar A Aprendizagem Docente Na Formação Inicial

Gelson Berlatto Moreira

Maurício Ramos Sgarbi

Tamara Slavieiro

Sandra Mara Marasini

INTERVALO

Doc√™ncia Compartilhada: Contribui√ß√Ķes Na Forma√ß√£o Inicial E Continuada De Professores De Matem√°tica

Laís Baiotto Padoim

Isabel Koltermann Battisti

An√°lise De Excertos De Observa√ß√Ķes De Aula Em Est√°gios

Curriculares Supervisionados No Ensino Fundamental

Mariele Josiane Fuchs

Cl√°udia Maria Costa Nunes

O Plano Cartesiano Com O Scratch: Uma Possibilidade De Investigação

Marluce Albring Coutinho

Elisabete Zardo B√ļrigo¬†

A Prática De Ensino E Aprendizagem Por Meio De Uma Trajetória Hipotética De Aprendizagem Baseada Em Problemas

Elisandro Rafael Baumgarten

C√°tia Luana Bullmann

A√ß√Ķes Do Subprojeto Matem√°tica Do Pibid/Ulbra:

Relato De Experiência

Rafael Garrido Da Silva

Gilson De Vargas Ribeiro

Carmen Teresa Kaiber

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 03/04/2018 - ter√ßa-feira

SALA 114 ‚Äď RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E3 E E4

Coordenador: Julhane Alice Thomas Schulz

Aluno Colaborador: Indianara Scarpari de Melo

Título

Autor(es)

Alguma Trigonometria Aplicada Na Construção De Rampas De Garagem: Uma Possibilidade Interdisciplinar.

Clístenes Lopes Da Cunha

 

‚ÄúPoliedros De Plat√£o‚ÄĚ: Uma Abordagem Diferenciada Com Uso De Objetos De Aprendizagem

Cristian Martins Da Silva

Izar Baptista Roani

Jader Leonardo Rodrigues Della Flora

Tanísia De Carli Foletto

A História Oral Na Pesquisa em educação matemática: a experiência de professoras do oeste Catarinense

Lidiane Tania Ronsoni Maier

Adriana Richit

Contextualizando A Matem√°tica Financeira No Estudo Est√°tistico Por Meio Da Metodologia De Projetos

Sonia Regina Prado De Medeiros

Eduardo De Medeiros Londero

Nat√°lia Silveira Pahim

Karla Jaqueline Souza Tatsch

Lozicler Maria Moro Dos Santos

Integrando Ensino, Pesquisa E Extens√£o Pelo Protagonismo Dos

Alunos Do Curso De Licenciatura Em Matem√°tica Junto A

Comunidade Regional.

Luciane Lawall Arnemann, Andressa De Lima Goulart, Eduarda Warmbier

Lara Cansi De Moraes, Elizangela Weber

Julhane Alice Thomas Schulz, Lucilaine Goin Abitante

INTERVALO

Contribui√ß√Ķes Da I Feira Regional De Matem√°tica Do Rio Grande

Do Sul Na Educação Matemática Regional

Nadine Friedrich Noviski

Peterson Cleyton Avi

Caroline Dos Santos

Emanueli Bandeira Avi

A Crian√ßa Com Transtorno Do Espectro Autista E A Tecnologia No Ensino Das Opera√ß√Ķes B√°sicas Matem√°ticas Atrav√©s De Um Jogo Computacional

Cristiane Da Silva Stamberg

Anderson Daniel Stochero

Samuel M√ľller Forrati

Andréa Pereira

A Aplicação De Jogos Na Educação Matemática: Foco

Transformador Do Processo De Abstração Do Conhecimento Na

Atualidade

Marcos Vinicius Pereira Ribeiro

Veronice Maria Kawalek

Leandro Turmena

Projeto Ecoformador: Desvendando A Modelagem Matem√°tica

Atrav√©s Da Fabrica√ß√£o De Sab√Ķes Artesanais

Suzamara Bautitz

Anderson Minosso

Rosangela Bautitz Da Silva

Programação Nos Anos Iniciais

 

Natali Brandt

 

Leandra Anversa Fioreze

 

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 03/04/2018 - ter√ßa-feira

SALA 115 ‚Äď RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E4

Coordenador: Dirceu Lima dos Santos

Aluno Colaborador: Claudiane Raquel Feltes

Título

Autor(es)

O Estado Do Conhecimento Como Ferramenta Para An√°lise

De Disserta√ß√Ķes Sobre A Import√Ęncia Da Educa√ß√£o Financeira No

Ensino De Matem√°tica

Marcos José Traldi

Cintia Aparecida Bento Dos Santos

Utilizando Aplicativos Para A Matemática Através Da Plataforma App Inventor

Cristiane Da Silva Stamberg

Dayane Flores e Jordana Borchartt

Interven√ß√Ķes Poss√≠veis No Ensino M√©dio: A Matem√°tica Ensinada De Diferentes Maneiras

Cristiane Da Silva Stamberg

Dayane Flores

Medidas E Sa√ļde: Conectando Matem√°tica E Ci√™ncias

José Ricardo Ledur

Arrigo Fontana

Dênis Carrard Ledur

Ivete Ana Schmitz Booth

 

Matem√°tica E Embalagens: Integrando Conhecimentos Em Contexto Socioambiental

José Ricardo Ledur

Arrigo Fontana

Dênis Carrard Ledur

Ivete Ana Schmitz Booth 

INTERVALO

Caçando Pokémons Com O Auxílio Da Matemática

Luana Leal Alves, Letícia Klein Parnoff e Lisandra De Oliveira Sauer

ENSINANDO OS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA PARA ALUNOS DE 5¬ļ ANO

Leonardo Caumo Biasotto, Nathiele Braiz Cecchin, Henrique Schons Assumpção, Rafael Andrioli Da Rosa, Jéferson De Lima Vieira, Pethry Agustinho Teixeira, Marília Hassan Pacheco Assunção

Import√Ęncia Dos Jogos Did√°ticos Para O Ensino De Matem√°tica

Anderson Minosso

Rosangela Bautitz Da Silva

Suzamara Bautitz

Padr√Ķes Nos Anos Iniciais: Possibilidades Para O Ensino De

Matem√°tica

Luis Sebasti√£o Barbosa Bemme

Greice Scremin, Etiane Bisognin Rodrigues, Tatiane Ferreira Da Silva

Vanilde Bisognin

A Resolução De Problemas No Ensino E Na Aprendizagem De Medidas De Comprimento

Taíne Alessandra Librelotto

Fabiane Fischer Figueiredo

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 03/04/2018 - ter√ßa-feira

SALA 116 ‚Äď RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E4 E E5

Coordenador: Marlubia Correa de Paula

Aluno Colaborador: Henry Sychoski

Título

Autor(es)

Modelagem Matemática Na Formação De Licenciandos Em

Matemática: Uma Experiência Na Formação Inicial

Jo√£o Pedro Wiggers

Clever Junior Gili Da Silva

Morgana Scheller

Modelagem, Resolução De Problemas E Investigação Matemática: Posicionamentos Em Relação À Educação Matemática

Lucas Leite Guerra

Morgana Scheller

Fra√ß√Ķes Equivalentes: Uma Proposta Com O Uso Do Geogebra

Marlei Tais Dickel

M√°rcia Rodrigues Notare

Elaboração De Jogos Matemáticos A Partir Da Temática Consciência Negra

Melina Nymann Dos Santos

Luiz Henrique Ferraz Pereira

A Modelagem Matem√°tica Na Licenciatura Em Matem√°tica:

Uma Experiência De Teoria E Prática

Michele De Medeiros

Gian St√ľpp

Morgana Scheller

INTERVALO

A Combinação De Elementos Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: O Problema Das Roupas Da Chapeuzinho

Iasmim Martins Noro

Gabriela Fontana Gabbi

Carine Daiana Binsfeld

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Educação Matemática E Tecnologias: Estudos Teóricos E

Experiências Práticas Na Extensão Universitária

Jéferson De Lima Vieira, Rafael Andrioli Da Rosa, Henrique Schons Assumpção, Pethry Agustinho Teixeira, Eliamar Ceresoli Rizzon e Maria De Fátima Baptista Betencourt

Mapa Conceitual Do Tri√Ęngulo Ret√Ęngulo: Uma Experi√™ncia Do¬† Laborat√≥rio De Geometria Para O Ensino Da Matem√°tica

Jéferson De Lima Vieira

Pethry Agustinho Teixeira

Josieli Duranti, Betine Diehl Setti e Maria De Fatima Baptista Betencourt

Vivências No Creati E Um Novo Olhar Matemático

Jaqueline Simon

Nathiele Braiz Cecchin

Luiz Henrique Ferraz Pereira

Atividades Do Subprojeto Pibid Pedagogia

Daniela Morona, Marília Piovesan, Simone Fátima Zanoello

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 04/04/2018 - quarta-feira

SALA 107 - COMUNICA√á√ÉO CIENT√ćFICA ‚Äď E3

Coordenador: Arieli dos Santos

Aluno Colaborador: Fl√°via Gomes

Título

Autor(es)

A Matem√°tica praticada em escolas paroquiais luteranas

ga√ļchas e revelada em cadernos escolares da primeira metade do s√©culo XX

Malcus Cassiano Kuhn

 

O ensino de Cálculo Diferencial E Integral sob um olhar da Teoria da Transposição Didática

Tailon Thiele

Eliane Miotto Kamphorst

O Ensino De C√°lculo Diferencial E Integral Sob A √ďptica Da Teoria Dos Campos Conceituais

Tailon Thiele

Eliane Miotto Kamphorst

Educação Matemática Nos Anos Iniciais: Alguns Apontamentos

Sobre Dificuldades Dos Alunos

Patricia Machado Durgante

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Uma Proposta Para A Compreensão Da Função Afim A Partir Da Teoria Dos registros De Representação Semiótica

Patricia Pujol Goulart Carpes

Graziela Carrazzoni Dos Santos

INTERVALO

Mapeamento De Pesquisas Sobre O Enfoque ontosemi√≥tico: Implica√ß√Ķes E Contribui√ß√Ķes

Patricia Pujol Goulart Carpes

Aline Grohe Shimer Pigatto

Eleni Bisognin

Ensino E Aprendizagem De Equa√ß√Ķes De Segundo Grau Com √änfase Na Import√Ęncia Da Aplicabilidade Da F√≥rmula De Bh√°skara

Rafael Ferreira Dalmolin

Julia Dammann

Nelson Conte

Engenharia Did√°tica Na Ufms: Um Balan√ßo Das Disserta√ß√Ķes Defendidas At√© 2011 No Programa De P√≥s-Gradua√ß√£o Em Educa√ß√£o

Matem√°tica

Rafael Nobre Da Silva

Thiago Pedro Pinto

A Educação Matemática No Contexto Dos Anos Iniciais

Amanda Denes

 

Andrieli Tais Hahn Rodrigues

 

¬†R√ļbia Emmel

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 04/04/2018 - quarta-feira

SALA 108 - COMUNICA√á√ÉO CIENT√ćFICA ‚Äď E3 E E5

Coordenador: Neila Tonin Agranionih

Aluno Colaborador: Luís Gabriel Favaretto Matté

Título

Autor(es)

Genealogia E Educação Menor: Uma Possibilidade Para Pensar A

Matem√°tica Escolar

Tiago Vargas Da Silva

 

Resolução De Problemas Envolvendo Probabilidades Por

Alunos Do Ensino Médio

Vania Do Rocio Bruns Jardim

Neila Tonin Agranionih

Dienes E Os Conceitos Topológicos: Um Primeiro Olhar Para O Livro Exploração Do Espaço E Prática Da Medição

Yasmin Barbosa Cavalheiro

 

O Ensino Desenvolvimental Na Educação Matemática

Ana Queli Mafalda Reis

Raquel Taís Breunig

Catia Maria Nehring

Uma Análise Do Estado Da Arte Da História Da Matemática Na Realidade Educacional Brasileira

 

André Pereira Pedroso

 

Silvia Fernanda De Mendonça Figueiroa

 

INTERVALO

A√ß√Ķes E Media√ß√Ķes Do Professor No Trabalho Com Jogos Matem√°ticos Em Sala De Aula

Anvimar Galvao Gasparello

Neila Tonin Agranionih

Modelagem Matem√°tica Da Viabilidade Econ√īmica Da Produ√ß√£o Leiteira De Uma Propriedade Rural

Caliandra Piovesan

Camila Nicola Boeri Di Domênico

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 04/04/2018 - quarta-feira

SALA 109 - COMUNICA√á√ÉO CIENT√ćFICA E4

Coordenador: Elizangela Weber

Aluno Colaborador: √Črica Pessetti

Título

Autor(es)

Aprendizagem Matem√°tica Significativa

Teresinha Aparecida Faccio Padilha

Marco Antonio Moreira

Invariantes Operatórios Presentes Na Resolução De Problemas

De Fra√ß√£o De Alunos Do 4¬ļ Ano Do Ensino Fundamental

Mayara Poyer Da Silva

Neila Tonin Agranionih

O Livro ‚Äú√Ä La Conqu√™te Du Nombre I‚ÄĚ E Propostas De Ensino¬†

De Topologia No Rio Grande Do Sul Nos Anos 1970

Mayara Becker Oliveira Da Silva 

Nícolas Giovani Da Rosa

Elisabete Zardo B√ļrigo

Processos De Ensino E Aprendizagem Como Articuladores Do

Raciocínio Lógico E Dos Jogos Matemáticos No Ensino

Fundamental

Paula Isabel Ludwig

Lucas Vanini

Resultados Da Implementação Piloto Do Método Líquen

Sabrina Zancan

Ricardo Andreas Sauerwein

INTERVALO

Ensino Através Da Resolução De Problemas Como Possibilidade Para Aprender Matemática De Forma Diferenciada

Geovana Luiza Kliemann

Ana Paula Krein Muller

Maria Madalena Dullius

Pibid Matem√°tica: Contribui√ß√Ķes No Processo Ensino/

Aprendizagem Dos Alunos

Jader Leonardo Rodrigues Della Flora

Siomara Cristina Broch

O Trabalho Docente Na Modalidade Ead: Perspectivas Sobre O

Processo Educativo Com A Matem√°tica

Lucilaine Goin Abitante

Mariele Josiane Fuchs

Elizangela Weber

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 04/04/2018 - quarta-feira

SALA 110 - COMUNICA√á√ÉO CIENT√ćFICA ‚Äď E5

RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E4

Coordenador: Gabriela Sousa Saute

Aluno Colaborador: Clarissa Balestrin Corrêa

Título

Autor(es)

Uma Possibilidade De Conceber A Matem√°tica E Realidade -

Modelagem Matemática Na Educação

Morgana Scheller

Lariça De Frena

Alan Felipe Bepler

Tayana Cruz De Souza

PENSAMENTO ARITM√ČTICO DE ESTUDANTES DO 6¬ļ ANO DO ENSINO

FUNDAMENTAL

NEIDE ALVES SCHAEFFER

CLAUDIA LISETE OLIVEIRA GROENWALD

Recursos Tecnol√≥gicos: Contribui√ß√Ķes Aos Processos De Ensino

E De Aprendizagem

Romildo Pereira Da Cruz

Marli Teresinha Quartieri

Simone Costa Andrade Dos Santos

Modelagem Matem√°tica E Literacia Digital: Poss√≠veis Conex√Ķes Te√≥ricas

Rose Grochot Gayeski Rose

Rodrigo Dalla Vecchia

Oficinas De Formação Continuada Para Professores Dos Anos

Iniciais: Explorando Atividades Experimentais Como Recurso

Did√°tico No Ensino De Matem√°tica

Robson Luiz Dal Ponte

Maria Madalena Dullius

Romildo Pereira Da Cruz

Marli Teresinha Quartieri

INTERVALO

Projeto: Construindo Um Laboratório De Ensino Da

Matem√°tica

Emanoel Noé Machado Assmann

Magda Neves Da Silva

Elisangela Fouch Schons

Nat√°lia Alessandra Kegler

Uma Experiência De Estudo De Conjuntos No Ensino

Médio:Matemática Para Compreender A Vida

Sonia Ines Mezzomo Donatti

Rose Grochot Gayeski

Implementação Do Laboratório De Ensino De

Matemática No Colégio Marista Medianeira

Juliane Carla Berlanda

Aprender Experimentando: Possibilidade De Um Novo

Olhar Para As Ciências Exatas

Vitória Gabriel Krey

Geovana Luiza Kliemann

Italo Gabriel Neide

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 04/04/2018 - quarta-feira

SALA 111 ‚Äď RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E4 e E2

Coordenador: Maria Helene Malmann

Aluno Colaborador: Franciele Giaretta

Título

Autor(es)

Reflex√Ķes Da Pr√°tica Docente: A Pesquisa-A√ß√£o, A Educa√ß√£o Matem√°tica E Seu Ensino Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Andrieli Tais Hahn Rodrigues

Amanda Denes

R√ļbia Emmel

 

Um Jogo Para O Ensino De Geometria

Andrielli Los Silveira

Luiz Henrique Ferraz Pereira

O Ensino Da Matem√°tica A Partir Do Uso De Recursos Da Tecnologia

Bruna Maiqueli Epple

Isabel Koltermann Battisti

 

Projeto Interdisciplinar Animação Didática: Experiências E Possibilidades Pedagógicas Para O Ensino Da Matemática No Ensino Técnico Integrado Ao Ensino Médio

Bruno Santos Nascimento

Rodrigo Da Silva Ferreira

Concep√ß√Ķes De Licenciandos Em Matem√°tica

Sobre Translação

Sandra Aparecida Fraga Da Silva

Sabrine Costa Oliveira

INTERVALO

Uma Pr√°tica Transdisciplinar Por Meio De Um Jogo De Realidade Paralela

Valéria Belissa Pasuch

Flaviane Predebon Titon

Aprendizagem Mediada Pelas Tecnologias Digitais: Um Projeto Formativo No Pibid

Vera Cristina De Quadros

Maria Elizabete Rambo Kochhann

Formação Continuada Em Matemática Para Professores Dos Anos Iniciais De Bom Retiro Do Sul/Rs

Malcus Cassiano Kuhn

Evento Educacional Askmath E As Aprendizagens Da Docência Dos Acadêmicos Bolsistas Do Pibid Matemática

Rosangela Ferreira Prestes

Eliani Retzlaff

Eduardo Henrique Banaczewski

Construção De Objetos Digitais De Aprendizagem: Uma Alternativa Para O Ensino Da Matemática

Alessandra Cristina R√ľedell¬†

Camila Faligurski Fim

Gisele Taís Piovesan

Milene Giaretta

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 04/04/2018 - quarta-feira

SALA 112 ‚Äď RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E4

Coordenador: Lucilaine Gois Abitante

Aluno Colaborador: Maurício Ramos Sgarbi

Título

Autor(es)

Programa Pibid/Matem√°tica: Uma Proposta Para Oficinas De Geometria No Ensino Fundamental

Camila Faligurski Fim, Carla Milena Spielman, Daniel Francisco Nichele, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz, Luiz Henrique Ferraz Pereira

Um Estudo Sobre A Divis√£o Por Zero

Carolina Ferreira Da Silva, Thalia Leiria Pinto, Tanara Da Silva Dicetti, Marcia Viaro Flores

Uma proposta did√°tica para o ensino de n√ļmeros decimais no 5¬ļ ano do ensino fundamental

Cristiana Monique Feltes

Cassiano Scott Puhl

¬†O Uso Do Software Geogebra No Ensino De √Ārea De Pol√≠gono

Eduarda Warmbier

Luciane Lawall Arnemann

 Julhane Alice Thomas Schulz

 Lucilaine Goin Abitante

 

INTERVALO

O Estudo De Situa√ß√Ķes Geom√©tricas E Sua Representa√ß√£o Alg√©brica Com O Uso Do Software Geogebra

Débora Bussolotto

Diogo Israel Schwanck

M√°rcia R. Notare

Uma An√°lise Das Varia√ß√Ķes Do Gr√°fico De Uma Fun√ß√£o Quadr√°tica Com A Utiliza√ß√£o Do Algeo

Dênis Sidinei Rossi

Roberto Preussler

Uma Atividade Extensionista Para O Estudo Da Análise Combinatória No Ensino Médio

Eliamar Ceresoli Rizzon, Betine Diehl Setti, Daniel Francisco Nichele

Jessica Elisabeth Johann Dias, Magda Ines Luz Moreira

Maurício Ramos Sgarbi

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 04/04/2018 - quarta-feira

SALA 113 ‚Äď RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E4

Coordenador: Eliamar Ceresoli Rizzon

Aluno Colaborador: Jéssica Johann

Título

Autor(es)

A Utilização Do Jogo No Processo De Contagem Do Aluno Com Deficiência Intelectual Dentro Da Escola Especial

F√°tima De Lurdes Rhoden

Zenar Pedro Schein

Semana Do Euler: Uma Experiência No Pibid/Matemática

Felipe De Azevedo Maciel

Marli Duffles Donato Moreira

O Uso De Truques ¬ŅMatem√°gicos¬Ņ No Ensino De Matem√°tica

Jenifer Laís De Lara

Ricardo Fajardo

Construindo Conceitos Do Sistema De Numeração Decimal Relato De Uma Experiência

Jessica Pedroso Fagundes

Daniela  Stevanin Hoffmann

A Influência Da Memorização Na Aprendizagem De Conceitos Matemáticos

Jeverton Iedo Dörr

Marcelo Eder Lamb

Morgani Mumbach

INTERVALO

Mapa Conceitual E O Jogo: Duas Estratégias De Ensino

Facilitadoras Da Aprendizagem Matem√°tica

Teresinha Aparecida Faccio Padilha

Marli Teresinha Quartieri

Mirim Ines Marchi

Uma Experiência De Enculturação Matemática Na Educação De Jovens e Adultos

Bruna Da Silva Ferreira

Marli Duffles Donato Moreira

Metodologia Ativa Mediada Pelo Google Classroom

Lucieli Martins Gonçalves Descovi

Querte Mehlecke

Janete Sander Costa

Experi√™ncia De Investiga√ß√Ķes Matem√°ticas Para A Generaliza√ß√£o Do Teorema De Pit√°goras

Josieli Duranti

Betine Diehl

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 04/04/2018 - quarta-feira

SALA 114 ‚Äď RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E4

Coordenador: Ros√Ęngela Salles dos Santos

Aluno Colaborador: Leonardo Caumo Biasotto

Título

Autor(es)

Alfabetiza√ß√£o E Matem√°tica: Desafios E Interven√ß√Ķes Do

Professor Que Ensina Matem√°tica

Priscila Arcego

Matemática X Formação Cidadã: Mobiliando Uma Casa...

Keith Gabriella Flenik Morais

Tiago Augusto Skroch De Almeida

Angelita Minetto Ara√ļjo

Teste Da Efic√°cia Dos Jogos Matem√°ticos No Ensino E

Aprendizagem

Lais Primieri

Giseli Verginia Sonego

Matem√°tica Colorida: A Arte Desafiadora De Ensinar Uma Aluna

Surda

Luana Henrichsen

V√Ęnia Luisa Behnen

A Ludicidade No Processo De Ensino E Aprendizagem Da Regra De Três

Luciano De Oliveira, Alisson Furquim Salbego, Mauricio Ramos Lutz, Nathalia Da Rosa Lopes

INTERVALO

Oficina De Geometria Plana Com Alunos Surdos: Um Relato De Experiência

Claudiane Raquel Feltes

Nathiele Braiz Cecchin

Pethry Augustinho Teixeira

Mariane Giaretta

 

 

O Ensino Da Geometria Através Do Laboratório De Matemática.

Claudiane Raquel Feltes

 

Adrieli Rejane Daronch, Jaqueline Simon, Maurício Ramos Sgrabi

 

P√Ęmela Ceolin Pinto e Rosi Portela

 

Unidade De Ensino Potencialmente Significativa Para Abordagem Do Sistema Monet√°rio Nacional

Josielli Aparecida Trevisan

Neila Tonin Agranionih

Resolução De Problemas De Matemática No Curso Técnico Em

Agropecu√°ria Do IFC ‚Äď Campus Santa Rosa Do Sul

Julian Da Silva Lima

Cassiano Scott Puhl

Neiva Ignês Grando

 

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 04/04/2018 - quarta-feira

SALA 115 ‚Äď RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E4

Coordenador: Rosa Maria Tagliari Rico

Aluno Colaborador: Géssica dos Santos

Título

Autor(es)

Explorando O Ensino De Fra√ß√Ķes Por Meio De Materiais

Manipul√°veis

Nathalia Da Rosa Lopes

Natauan Bianchin De Lima

Luciano De Oliveira

Mauricio Ramos Lutz

Explorando O Ensino De Fra√ß√Ķes Por Meio De Materiais

Manipul√°veis

Neuza Terezinha Oro, Augusto Debona Mattei, Carla Milena Spielmann, Géssica Dos Santos, Mariane Kneipp Giareta, Rosa Tagliari Rico

Estágio Curricular Supervisionado: Da Observação À Regência

Magda Neves Da Silva

Elisangela Fouchy Schons

Lorens E. Buriol Sigue√Īas

PIBID: (Trans)Formação De Professores

Magda Neves Da Silva, Amanda Denise Nogueira Machado, Edinara Da Silva Pereira, Everaldo Romo√£ De Oliveira, Silvia Machado, Lorens E. Buriol Sigue√Īas

INTERVALO

Ensino De Logaritmos E Programação De Computadores: Uma

Proposta Para O Ensino Médio

Marcia Viaro Flores

Marcos Luis Cassal

Janilse Nunes

Iuri Lammel

Caixa Matemática: Uma Proposta Para A Compreensão Do Sistema De Numeração Decimal

Maria Das Graças Kohn Rodrigues

Daniela Stevanin Hoffmann

O Jogo Na Aprendizagem Da Matem√°tica Nos Anos Iniciais

Mariangela Jocelita Frigo De Campos

Neila Tonin Agranionih

Geometria Das Transformação: Um Estudo Das Simetrias De

Reflexão, Translação E Rotação Na Educação Básica

Mauricio Ramos Lutz

Gabriel Prates Brener

Luciano De Oliveira

Nathalia Da Rosa Lopes

 

Local: FEAC ‚Äď B6 - Dia 04/04/2018 - quarta-feira

SALA 116 ‚Äď RELATO DE EXPERI√äNCIA ‚Äď E4

Coordenador: Roberto Preussler 

Aluno Colaborador: Henry Sychoski

Título

Autor(es)

Atividade Prática Através Da Construção De Um Teodolito Caseiro: Uso De Material Concreto Para Uma Aprendizagem Significativa No Ensino Da Razão Trigonométrica Tangente

Jaceli Eccher

Roselane Mello

Cleber De Oliveira Rodrigues

Do Problema Da Sombra Ao Boneco De Alpiste: Acompanhando A Passagem Do Tempo

Rochele Ribas De Oliveira

Ana Luiza Golin

Thanize Bortolini Scalabrin

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

A Investigação Matemática Como Auxílio Na Aprendizagem Da

Construção De Gráficos Estatísticos

Salete Eisen

Roberto Preussler

Materiais Concretos Para O Ensino Da Matemática: Relato De Uma Experiência Com A Escala Cuisenaire

Salete Teresinha Tartari

Luana Angélica Alberti

Projeto A Matemática Da Natureza: Um Relato De Experiência

De Metodologia Ativa No Ensino De Matem√°tica

Samuel Sonego Zimmermann

Ricardo Fajardo

Rodrigo Da Silva Guerra

INTERVALO

SEQU√äNCIA DID√ĀTICA EM EQUA√á√ēES DO 1¬ļ GRAU ATRAV√ČS

DO SCRATCH

Sheila Mendes De Figueiredo

Luiz Henrique Ferraz Pereira

Análise Combinatória Na Perspectiva Da Utilização De Jogos No Processo De Ensino Aprendizagem

Andréia Elisa Hahn

 

Eliani Retzlaff

 

INVESTIGA√á√ÉO MATEM√ĀTICA NO EST√ĀGIO

SUPERVISIONADO II: Materialização Da Teoria

Tiago Ravel Schroeder

Indianara Cucco

F√°tima Peres Zago De Oliveira

Jogos De Matemática No Apoio Pedagógico: Um Relato

De Experi√™ncia Com Opera√ß√Ķes Fundamentais

Veronice Maria Kawalek

Marcos Vinicius Pereira Ribeiro

Renata Da Silva Dessbesel